O cantor capixaba André Prando e o jornalista paulista Hugo Moura participaram do Bate-Papo Musical de abertura do 17º Festival Sérgio Sampaio, nos dias 15 e 16 de setembro.

O Sistema Fecomércio – Sesc e Senac – promoveu um fim de semana repleto de atividades que contemplam os seus cinco eixos: Educação; Saúde; Lazer, Turismo e Eventos; Cultura e Assistência Social.

Na sexta-feira (15) e no sábado (16), as cortinas do Sesc Glória se abriram para a 17ª edição do Festival Sérgio Sampaio, que celebrou 50 anos do lançamento de um dos álbuns mais emblemáticos da história fonográfica brasileira, “Eu quero é botar meu bloco na rua”.

Os fãs do “Velho Bandido” tiveram duas noites para mergulhar nas obras do cachoeirense conhecido por ser o “poeta do riso e da dor”. A programação contou com o tradicional Bate-papo Musical de abertura com o jornalista paulistano, pesquisador e cineasta Hugo Moura, que está produzindo o filme “Sinceramente, Sérgio”, uma biografia contada e cantada do artista; e André Prando, cantor e compositor com forte ligação com a história do festival, do qual participa há exatos dez anos (desde 2013).

No sábado (16), a Orquestra Pop&Jazz do Ifes subiu ao palco, com ingressos esgotados, e fez um passeio por todo o cancioneiro sampaísta, com um repertório interpretado por solistas cantores capixabas. O Sesc Glória, prestes a completar nove anos, abriga as mais diversas manifestações culturais nas variadas linguagens artísticas, com espaços voltados às Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Literatura e Música, além de uma biblioteca especializada em Arte e Cultura com mais de 8 mil itens. O edifício preserva as características da fachada de época, original de 1932, projeto do engenheiro alemão Ricardo Wright, de arquitetura eclética.

Preservação ambiental e polinização foram alguns dos assuntos do Sesc Ciências, em Cachoeiro.

Educação

Também no sábado (16), foi a vez de a criatividade tomar conta da escola de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Com o objetivo de estimular a iniciação científica e despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, aconteceu o projeto Sesc Ciências. Com o tema Arte e Ciência: Uma releitura da exposição “Novos Viajantes”, os estudantes foram incentivados a elaborar pesquisas e a demonstrar, por meio de experiências, o conhecimento científico, a lógica e a criatividade.

Social

Já no domingo (17), com o objetivo de promover a participação cidadã e apresentar os serviços prestados pelo Sesc, oferecendo-os, de forma gratuita, para o público, foi promovido o Sesc Social. A ação, realizada pelo Sistema Fecomércio – Sesc e Senac -, liderado pelo presidente Idalberto Moro, aconteceu das 8 às 12h e ofereceu 11 atividades nas áreas de Saúde Bucal, Educação, Mesa Brasil, Esporte e Lazer, Cultura e Credenciamento. Na ocasião, foram efetuados mais de 1,2 mil atendimentos.

A criançada se divertiu no Sesc Social. Uma das atividades foi a pintura de rosto.

“O Sesc Social é uma iniciativa do Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac – para levar os serviços sociais do Sesc para os cidadãos capixabas. Desta vez, contemplamos Vila Velha, mas nossa intenção é levar a ação para os demais municípios do Espírito Santo para que possa alcançar não só os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, mas a população em geral”, afirmou o diretor regional do Sesc/ES, Bruno Negris.

Afonso Padilha apresentou seu show solo no Sesc Guarapari pela 1ª vez.

Contação de histórias, oficinas de xadrez e de brinquedos com materiais recicláveis, orientação sobre saúde bucal, dicas de receitas com o reaproveitamento de alimentos, pinturas em esculturas e no rosto de crianças, futebol americano com os Tritões, brincadeiras populares e credenciamento aos serviços do Sesc foram algumas das atividades oferecidas. O Sesc Social é uma ação que acontecerá periodicamente e contempla todos os eixos do Sesc, que são Educação; Saúde; Lazer, Turismo e Eventos; Cultura e Assistência Social.

Humor

Para finalizar o fim de semana com muito humor, o comediante Afonso Padilha, uma das referências em stand up comedy do país, apresentou seu show solo “E agora?” no Sesc Guarapari, na Cidade Saúde. O espetáculo trata sobre conflitos entre gerações, masculinidade frágil, anseio e medo da paternidade, expectativa de vida, crenças que permeiam o ser humano (de signos à religião), padrões de beleza e prospecções para o futuro.

 

 

Compartilhar