Mais de 1,2 mil atendimentos foram realizados pelo Sesc Social, evento realizado pelo Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac – no último domingo (17), na Praça do Ciclista, em Itaparica, Vila Velha. A ação, que aconteceu das 8 às 12 horas, teve o objetivo de estimular a participação cidadã e apresentar os serviços prestados pelo Sesc, oferecendo-os, de forma gratuita, para o público.
Ao todo, foram disponibilizados 11 deles, nas áreas de Saúde Bucal, Educação, Mesa Brasil, Esporte e Lazer, Cultura e Credenciamento. “Trata-se de uma iniciativa do Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac, liderado pelo presidente Idalberto Moro, para levar os serviços sociais do Sesc para os cidadãos capixabas. Desta vez, contemplamos Vila Velha, mas nossa intenção é levar a ação para os demais municípios para que possa alcançar não só os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, mas a população em geral”, afirmou o diretor regional do Sesc/ES, Bruno Negris.
Contação de histórias, oficinas de xadrez e de brinquedos com materiais recicláveis, orientação sobre saúde bucal, dicas de receitas com o reaproveitamento de alimentos, pinturas em esculturas e no rosto, futebol americano com os Tritões, brincadeiras populares e credenciamento aos serviços do Sesc foram algumas das atividades oferecidas.
Quem marcou presença foi a estrela do basquete capixaba, o jogador Alessandro Casé, que atraiu a atenção da garotada. “Estou muito feliz em participar mais uma vez desse tipo de ação que envolve esporte, educação, lazer, saúde e social. Ganhei meu dia!”, celebrou Casé.
O público também teve acesso à avaliação bioimpedância, aferição de pressão arterial e glicemia, teste de força e de elasticidade, esfoliação e hidratação da pele e orientação jurídica, disponibilizados pelo Centro Universitário Salesiano (UniSales), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAES), respectivamente.
Saúde em dia
A dona de casa Maria da Glória Chaves, de 76 anos, fez o exame de bioimpedância. “Fiquei sabendo que teria a ação do Sesc e decidi vir participar. Achei maravilhosa a iniciativa. Foi muito bom porque recebi orientações de como cuidar melhor da saúde. Quero viver mais e melhor. Sempre com qualidade de vida.”
A saúde também foi o foco da professora Dulcinéia Pinotti, 50, que aproveitou para medir a glicose e receber orientações sobre alimentação. “Achei muito interessante porque são atividades que contemplam pessoas de todas as idades. Também é uma oportunidade de conhecermos mais os serviços do Sesc”, disse.
Brincadeiras
Já o técnico em segurança do trabalho, Moacyr Veríssimo de Moraes, 49, estava na praia e resolveu levar o filho Caleb, 5, para participar das atividades infantis. “Esse tipo de ação que envolve a comunidade é excelente. Meu filho está se divertindo aqui hoje, e eu estou conhecendo mais os serviços prestados pelo Sesc. Tivemos uma manhã muito alegre e produtiva”, disse.
A analista de TI, Bruna Batista, 33, mãe da Liz, de 1 aninho, também conferiu as brincadeiras. “Essas atividades são muito importantes porque nos proporcionam uma ajuda com as crianças e promovem bem-estar. Amamos a contação de histórias com musicalização”, destacou.
O Sesc Social é uma ação que acontecerá periodicamente e contemplará todos os eixos do Sesc, que são Educação; Saúde; Lazer, Turismo e Eventos; Cultura e Assistência Social.