Sesc realiza curso para agentes multiplicadores de projeto contra fome e desperdício de alimentos

 

 

A ação reúne 30 participantes de 14 entidades sociais do Estado

Iniciou-se nessa quarta-feira (26) e segue até maio de 2023, o curso “Formação de Multiplicadores em Práticas Educativas”, promovido pelo Sesc. É uma iniciativa do Sesc Brasil, que selecionou quatro estados, entre eles, o Espírito Santo, para fomentar uma rede de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimento. Por meio do programa Mesa Brasil, 30 trabalhadores, de 14 entidades não governamentais capixabas, serão capacitados para atuarem em suas comunidades e organizações sociais como agentes multiplicadores dos conhecimentos aprendidos na formação.  

O curso de Formação de Multiplicadores em Práticas Educativas tem parceria com o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio, oferecendo aulas de empreendedorismo, técnicas de vendas, precificação, marketing digital, artes, redes socias, além de Micro Empreendedor Individual (MEI).  

A Associação Alef Bet também está na parceria, e cedeu o espaço para a realização das aulas, no centro de Vitória, na Capital.  

O diretor do Sesc Espírito Santo, Bruno Negris, participou da solenidade e falou sobre a importância da ação: “O Sesc, como integrante da Fecomércio/ES, tem cinco eixos de atuação voltados para a sociedade, entre eles, a área de assistência social, que faremos de tudo para potencializar. Enxergo esse eixo como importante para colaborar com uma sociedade melhor. Hoje é só o começo, queremos transformar o Sesc em uma referência na área”, frisou. 

Ele enfatizou, também, a prioridade da Fecomércio no âmbito da assistência social. “Para o período de 2022/2026, o social é dos principais focos da gestão estratégica das entidades que compõem a Fecomércio/ES. O presidente Idalberto Moro é um grande entusiasta do campo de assistência. Estamos fazendo um intercâmbio com diversas organizações para entender como funcionam e usar as boas práticas em nossas instituições”, salientou.  

Por sua vez, a coordenadora do programa Mesa Brasil, Vanessa Massini, destacou que o conteúdo desenvolvido para o curso de formação é ideal para que os participantes sejam agentes multiplicadores. “A atual gestão está com um olhar especial para a área de assistência, o que é fundamental para a realização de iniciativas como essa”, assinalou. 

Vale destacar que as organizações que vão participar da capacitação foram escolhidas pelas assistentes sociais, de acordo com a localização, condições socioeconômicas e público atendido 

Segurança alimentar 

Na palestra de abertura, com o professor e presidente da Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (Anees), Marcelo Sipioni, foi debatido o tema segurança alimentar e o direito humano à alimentação adequada. 

Nos próximos oito meses, com profissionais de diversas áreas, como nutricionistas e técnicos em agropecuária, os alunos aprenderão, ainda, sobre hortas comunitárias, boas práticas em manipulação de alimentos e oficinas de culinária. 

Mesa Brasil 

O projeto Mesa Brasil é uma rede de alimentos, que tem o objetivo de combater, por meio de parcerias com empresas e sociedade, a fome e o desperdício. 

Serviço 

“Formação de Multiplicadores em Práticas Educativas” 

Período: 26 de outubro de 2022 a 08 de maio de 2023 

Local: Associação Alef Bet – Centro, Vitória/ES 

Aulas: carga horária de 32 horas; 1 encontro mensal; matutino e vespertino  

Compartilhar