O Hotel Sesc Caiobá, localizado em Matinhos, litoral do Paraná, recebeu nos dias 6 e 7 de novembro, a reunião anual dos diretores do Sesc de todo o Brasil. Recepcionando o evento ao lado do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, apresentou um panorama de todo o Sistema Comércio no Paraná, os números alcançados em 2022, destacando o trabalho integrado entre Sesc, Senac e Fecomércio no estado. 

O Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirillo, pontuou o papel normativo estratégico que o Departamento Nacional desempenha e que as reuniões anuais com os diretores regionais servem para o debate das articulações e medidas a serem adotadas.  

“Aqui trazemos todos os assuntos discutidos e abordados nos regionais no Sesc, e quando há um consenso torna-se uma diretriz a ser executada em todos os estados. Assim funciona a governança do Sesc por todo o país. Este é um importante momento de troca entre diretores e os coordenadores para que possamos programar os próximos passos da instituição com unicidade, ficando no nosso público-alvo: o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo”, destacou o diretor-geral. 

Por sua vez, o Diretor Regional do Sesc Espírito Santo, Bruno Negris, assinalou que o Departamento Nacional, ao promover essas reuniões, em diferentes estados, de forma alternada, permite a todos diretores regionais e a suas equipes oportunidades de conhecer boas práticas, trocar informações e de integração da entidade. “A atuação conjunta e harmônica  torna o Sesc mais pujante e demonstra sua importância no contexto nacional, quando do oferecimento dos serviços sociais nos cinco eixos”, frisou.

 

Agenda 2024 

A pauta do encontro contou com a validação da agenda de trabalhos de 2024, a apresentação das ações consolidadas e os encaminhamentos dos Núcleos de Desenvolvimento Corporativo, como ações judiciais, arrecadação, compliance, compras, cadastro de fornecedores, pessoas com deficiência, educação inclusiva, Programa de Comprometimento e Gratuidade, relacionamento com o cliente em suas diferentes esferas, Sesc Saúde Mulher, tecnologia da informação, transformação digital e turismo social. 

Os núcleos foram criados há três anos e, desde então, foram elaboradas as propostas de debates, eleitos os primeiros coordenadores e organizadas as pautas prioritárias.  

“A realização das reuniões presenciais são oportunidades para que os diretores possam conhecer a realidade do outro, identificar problemas comuns, que afetam determinada região, menos outras e para que possamos ser mais assertivos na proposta de soluções. Alguns temas extrapolam a região e se tornam nacionais. Os trabalhos dos núcleos são importantes pois olha-se para o micro e extrapola-se para o macro”, destacou o gerente de Formação, Estudos e Inteligência de Dados do Departamento Nacional do Sesc, Alberto d’Aurea. 

Além disso, também estiveram em pauta os programas sociais do Sesc e os acordos firmados entre a instituição e o Ministério do Turismo.

Compartilhar