Ações destacaram formas de garantir o uso integral dos alimentos na perspectiva de reduzir o desperdício e a fome

Para garantir o aproveitamento integral dos alimentos e educar as pessoas no combate ao desperdício e a fome, o setor de nutrição do programa Sesc Mesa Brasil executou diversas atividades ao longo do ano de 2023. Palestras e oficinas foram desenvolvidas com o objetivo de levar a informação de qualidade para transformar a cultura alimentar.

Ao todo, foram 24 palestras, 6 oficinas e 1 curso, totalizando aproximadamente 800 multiplicadores do Sesc Mesa Brasil. Nas atividades programadas e realizadas, assuntos como: Orientação Alimentar da Pessoa Idosa; Aproveitamento Integral dos Alimento; Educação Alimentar e Nutricional para Crianças e Segurança Alimentar e Nutricional, foram ministrados com os participantes.

Outro formato de ação educativa desenvolvida foram as oficinas de culinárias, segundo a coordenadora do Sesc Mesa Brasil, Vanessa Baptista Massini, este assunto sobre a temática no Aproveitamento Integral dos Alimentos era ministrado somente em formato de palestra.

“Atualmente, após a inserção desta didática, tal discussão se tornou mais atrativa ao público alvo, onde 84 participantes se tornaram multiplicadores das informações obtidas. Buscou-se em cada encontro reunir 1 ou 2 representantes das instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil do município em que recebia a oficina de culinária. Ao realizar essa dinâmica, o programa contemplou 47 instituições sociais nos municípios de Serra, Vitória, Vila Velha e Aracruz”, afirma a coordenadora.

Transformação Social

O Serviço Social do Sesc Mesa Brasil realizou em 2023, 15 ações educativas e alcançou 514 pessoas. Três eixos temáticos nortearam as palestras: Gestão e Sustentabilidade de Projetos Sociais, Direitos Sociais e Segurança Alimentar e Nutricional.

Os temas foram definidos a partir de uma consulta realizada juntos aos gestores das organizações da sociedade civil atendidas pelo Programa. As ações foram pensadas a partir da necessidade identificada pela pesquisa. O Programa com o apoio de vários voluntários especialistas em suas áreas que contribuíram imensamente na formação e na construção do diálogo em rede, uma das premissas do Sesc Mesa Brasil.

Parceria com o Senac

Com relação ao curso, sobre as Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos, foi firmada uma parceria com o Senac para ministrar este curso, gerando uma carga horária total de 16 horas para 44 manipuladoras de alimentos trabalhadoras das instituições sociais beneficiárias do Sesc Mesa Brasil.

Planejamento 2024

De acordo com a coordenadora do Sesc Mesa Brasil, para o ano de 2024 estão programadas a execução de algumas ações já implantadas em 2023. “Em nosso cronograma, estão previstas sete palestras nas temáticas da nutrição e uma palestra sobre o Dia Mundial da Alimentação. Além disso, seis oficinas de culinária sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos e um curso sobre as Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos. Para as temáticas do Serviço Social, estão programadas 10 palestras ao longo dos próximos meses”, concluiu.

Compartilhar