O Sesc Glória receberá entre os dias 21 e 29 de julho o Festival Sesc Palco Giratório 2023, um dos dois maiores projetos de circulação de Artes Cênicas do país. Este ano, o público assistirá a três espetáculos com temática exclusivamente negra. São grupos do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul que se apresentarão em vários estados até o mês de novembro.

O destaque vai para a peça teatral “A invenção do Nordeste”, apresentada pelo Grupo Carmin, diretamente do Rio Grande do Norte. A peça é vencedora do prêmio Vencedora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo.

Além dela, “Cartas para Mercedesssssssss” (RJ) vai mostrar, por meio da arte, a pujança da discussão sobre a formação da identidade das pessoas pretas, a riqueza de suas origens e a influência que essa história traz até os dias atuais.

Segundo a diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, “mais do que um projeto de circulação de grupos artísticos, o Palco Giratório promove o intercâmbio de modos de fazer, criar e pensar, explorando a diversidade das manifestações brasileiras e destacando temas de relevância para a sociedade, como é a cultura das pessoas pretas.”

Atrações

“Cartas para Mercedesssssssss” (RJ), do grupo Cia Étnica de Dança, que abriu as apresentações desse ano do Palco Giratório, imagina e propõe conversas abertas entre os universos biográficos e artísticos da bailarina, coreógrafa e professora negra-brasileira Mercedes Baptista e a vida e a dança de bailarinas e coreógrafas negras de diferentes gerações.

A peça dá continuidade às pesquisas da diretora e coreógrafa Carmen Luz sobre a presença e da atuação de artistas negras, negros e negres na dança criada e produzida no Brasil.

Ao todo, o Palco Giratório contará com 238 apresentações e 129 atividades formativas, contemplando 73 cidades e empregando diretamente 464 artistas, pesquisadores e produtores culturais.

Nesta edição, a entrada é gratuita e solidária. Acesse o site: sescgloria.lets.events, garanta sua vaga e leve 1kg de alimento não perecível no dia do evento para retirar o ingresso. As doações serão encaminhadas para o programa contra a fome e desperdício de alimentos do Sesc, Mesa Brasil.

 

Programação do Festival Sesc Palco Giratório

 

Compartilhar