Last Updated on 16 de abril de 2024 by Comunicacao Sesc
O Projeto Sesc+Inclusão é um dos desdobramentos do Acordo de Cooperação entre o Sesc e o CPB, assinado em 19 de março deste ano
No início desse mês de abril, o Sesc-ES esteve presente na participação do projeto Sesc+Inclusão, que envolveu representantes do Sesc de cada estado, além de integrantes do Polo Educacional e do Polo Socioambiental da instituição. Com a missão de capacitar as equipes de Desenvolvimento Físico-esportivo (DFE) do Sesc para otimizar a integração de Pessoas com Deficiência em práticas físico-esportivas, o projeto é fruto de uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
As atividades tem o foco na sensibilização e na aplicação de atividades físico-esportivas para este público, passando pela compreensão das necessidades específicas de cada tipo de deficiência até a adaptação de atividades, equipamentos e espaços, visando proporcionar acessibilidade e cidadania. Essa imersão das equipes do Sesc aconteceu no CPB e no Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA).
Para o coordenador de Esportes e Recreação do Sesc, Roberto Mariano Junior, a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços esportivos e na sociedade como um todo é uma temática que vem ganhando cada vez mais espaço, sinalizando um movimento importante em direção à equidade e ao respeito pelas diferenças.
“Minha experiência neste curso foi profundamente impactante, sobretudo pela oportunidade de realizar visitas técnicas aos centros esportivos destinados a pessoas com deficiência. Essas visitas não só forneceram uma base realista e sensibilidade sobre como as instalações podem ser adaptadas para atender a diferentes necessidades, mas também sobre como os esportes podem ser um poderoso veículo para o empoderamento individual e coletivo”, enfatizou.
Multiplicadores da Inclusão
A ação visa transformar os profissionais de educação física do DFE em multiplicadores desse conhecimento em seus estados. Ao promover um entendimento mais profundo das diferentes deficiências e suas necessidades específicas, o projeto tem a ambição de desenvolver ainda mais uma inclusão efetiva de PCDs nas atividades físico-esportivas do Sesc, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.