Last Updated on 1 de julho de 2024 by admin

A Semana do Meio Ambiente foi marcada pelo lançamento integrado do Sesc Ecos – Programa de Sustentabilidade, na unidade Sesc Sede, na manhã desta quarta-feira (26). O programa consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para a mitigação dos impactos relacionados às atividades da instituição, que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.

As ações e os projetos foram discriminados a partir da construção de um plano de trabalho com membros do Comitê Gestor. Entre os objetivos estão:

  • Incentivar a implantação de procedimentos para a gestão ambiental, integrados à gestão da entidade;
  • Incentivar o uso de técnicas ecoeficientes para a construção, reforma ou ampliação da infraestrutura;
  • Priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos;
  • Promover a segregação, destinação e tratamento corretos dos resíduos sólidos e líquidos;
  • Estimular ações que promovam a paz social e a solidariedade;
  • Promover a sensibilização dos empregados para atuarem em prol da sustentabilidade.

O diretor Regional do Sesc Espírito Santo, Luiz Toniato, destacou o objetivo do Programa e sensibilizou a equipe presente na otimização do uso de recursos e na redução dos impactos socioambientais relacionados às atividades da empresa. “Hoje damos o início em um programa muito importante para o Sesc. O Programa Sesc Ecos, que é amparado com a metodologia do Sesc Nacional, lança um conjunto de ações para melhorar e ampliar o desempenho nosso nas tratativas de resíduos, materiais recicláveis, de energia renovável, de reuso de recursos, para que nós possamos nos tornar cada vez mais sustentáveis”, afirma o diretor.

O evento contou também com a participação do diretor de Operações Compartilhadas do Sesc, Everton Dalla Vecchia, que ressaltou a força que o Sesc possui para agregar ações em sustentabilidade nas atividades, sejam internas ou externas, buscando sempre a necessidade e o compromisso de todos para a mudança cultural gere impactos positivos para sociedade como um todo. Na sequência, a assessora de sustentabilidade do Departamento Nacional, Priscila Oliveira da Silva, apresentou a palestra sobre sustentabilidade e explanou mais sobre o Programa Sesc Ecos no âmbito nacional.

Programa Sesc Ecos no Espírito Santo

Partindo da premissa de que não se pode gerenciar algo que não se conhece, o diagnóstico do grupo gestor foi uma etapa fundamental para, por meio da construção de indicadores de sustentabilidade, orientar as atividades prioritárias a serem consideradas no planejamento do Programa Sesc Ecos. As atividades definidas para 2024 foram apresentadas pela engenheira ambiental e coordenadora do projeto, Juliana Pardinho Tackla.

Sejam bem vindos a um novo modo de pensar o Sesc, mais Sustentável, mais voltado ao cuidado com o planeta e com o nosso entorno. É papel fundamental do Sesc devolver à sociedade onde estamos uma operação cada vez mais limpa, moderna, eficaz e porque não, verde. 💚

 

Compartilhar