De janeiro a agosto de 2022, o Programa Mesa Brasil Espírito Santo, iniciativa de combate à fome e desperdício de alimentos do Sesc, alcançou a marca de 19 novas parcerias.
Entre elas, estão a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), Penitenciária Estadual de Vila Velha-V (PEVV V) e a Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC).
Juntas, no mês de agosto, as entidades doaram mais de 400 kg de alimentos para o projeto. Foram 295,7 kg de hortaliças (couve, alface, cebolinha e salsa), 50 kg de mamão, 60 kg de aipim e 9,1 kg de repolho. Após coletadas, as doações são encaminhadas para organizações sociais que atendem dezenas de famílias e instituições pelo Estado.
“O trabalho do Mesa Brasil tem como base a parceria. Os doadores são nossa força motriz. A cada novo parceiro, ampliamos a rede, contribuindo para o aumento da arrecadação e, consequentemente, da distribuição dos alimentos para pessoas em vulnerabilidade social e nutricional”, conta a coordenadora do programa, Vanessa Baptista Massini.
Com o apoio dos parceiros, no primeiro semestre de 2022, o Mesa Brasil distribuiu cerca de 700 mil quilos de alimentos, beneficiando mais de 26 mil pessoas carentes.
Quinze anos de cooperação
As empresas do setor supermercadista têm uma presença importante no programa, como é o caso do Grupo Coutinho. Com mais de dez lojas doadoras, a parceria já tem 15 anos. Desde 2007, a rede Extrabom doou cerca de 80 mil quilos de alimentos, entre produtos de padaria, hortifrutigranjeiros e semiperecíveis.
Neste ano, no mês de maio, mais sete unidades da rede passaram a integrar o quadro de doadores: cinco do Extrabom, uma do Atacado Vem e uma do Horto Mercado.
O movimento de incluir mais lojas para somar à iniciativa do Mesa Brasil também foi feito pelo Grupo DMA (Epa Supermercados e Mineirão). Colaboradora do programa há cerca de um ano, a empresa tem mais de 10 unidades associadas e solicitou a inclusão de mais quatro. A parceria firmada em abril de 2021 já distribuiu mais de 50 mil quilos de alimentos.
Para o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, a participação das empresas do segmento em projetos como o Mesa Brasil é um ato de responsabilidade social.
“O programa é exemplar no âmbito da solidariedade e redução do desperdício. Para os supermercados, que estão fortemente inseridos nas comunidades, o projeto viabiliza que as doações sejam feitas de maneira organizada, chegando com segurança aos que necessitam”, afirma Hélio.
Com previsão de iniciar novas parcerias já para o mês de setembro, seis lojas do Supermercado Porto Novo e quatro do Grupo DMA estão no processo de conhecer mais sobre o programa. Além disso, a Rede Canguru de Supermercados já manifestou interesse em aderir ao projeto.
Antes de começar as doações, as nutricionistas do programa realizam treinamentos com os funcionários indicados pelas empresas. “Esse é o momento de apresentar o Programa Mesa Brasil. Explicar a logística de recebimento e distribuição para as instituições sociais contempladas, além de boas práticas de manipulação dos alimentos e os tipos de produtos que podemos receber”, pontua a coordenadora Vanessa.
Você e sua empresa podem fazer a diferença! Embarque nessa corrente. Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doação de alimentos, vestuário, produtos de higiene pessoal, entre outros. Basta entrar em contato com o Mesa Brasil pelos telefones ou e-mail: (27) 3246-3431 / (27) 99883-8398 / mesabrasil@es.sesc.com.br.