Planejamento 2023: gestores do Sesc se reúnem para traçar ações

Dando prosseguimento ao Planejamento Estratégico do Sesc/ES 2023, gestores dos eixos educação, saúde, assistência, cultura e lazer, além da administração regional, estão reunidos no Sesc Domingos Martins, Região de Montanhas do Espírito Santo, para dar continuidade às estratégias traçadas em dezembro de 2022, quando foram feitas análise e escolha das iniciativas do planejamento estratégico.

Na ocasião, no que se referia à análise das iniciativas, obteve-se o entendimento claro das necessidades dos clientes e valores envolvidos, das capacidades da organização e das variáveis de contexto. No quesito da escolha, foram selecionados os objetivos relevantes e capazes de gerar resultados que satisfaçam as necessidades.

Nessa terça-feira (09) e na quarta-feira (10), serão tratados o desdobramento e a gestão da execução do plano estratégico. Participam 44 empregados, que foram recepcionados pelo diretor regional do Sesc, Bruno Negris. Na abertura, ele chamou a atenção para a campanha nacional em defesa do Sesc e do Senac, contra o corte de 5% das verbas das duas instituições para a Embratur.

“Esse percentual de 5%, que pode ser cortado, representa muito para o Sesc e para o Senac, já que pode reduzir serviços e atendimentos, pessoal, alimentos para o Mesa Brasil, além de fechamento de unidades”, afirma.

Para evitar essa situação, Negris destacou a importância da participação no abaixo-assinado em prol do Sesc e do Senac.

O diretor aproveitou a oportunidade para incentivar os gestores a se empenharem na divulgação da campanha, convidando a todos a assinarem a petição pública em defesa do Sesc e Senac, além de orientarem seus colaboradores diretos e indiretos a fazerem o mesmo, e também buscar apoio de amigos e parentes.

Gestão

O diretor regional também ressaltou a importância dessa segunda etapa do Planejamento Estratégico. “Esse segundo momento é muito importante para todos. Aqui, estão presentes profissionais da alta gestão do Sesc, em uma segunda alavancada com o objetivo de inovarmos a gestão. Orientamos que todos tenham espirito empreendedor e usem a criatividade. Vamos transformar e consolidar uma estratégia de chegar aos comerciários capixabas, sair dos muros das nossas unidades e fazer com que os nossos serviços sejam reconhecidos pelo Trabalhadores do Comercio, prestadores de Serviço, especialmente.”

Presente no primeiro encontro e convidado a participar nessa segunda edição, o especialista em Planejamento do Departamento Nacional, Daniel Trindade Lima, ressaltou a importância de ter um desdobramento estratégico.

“São boas práticas que conscientizam os colaboradores sobre quais objetivos precisam trabalhar e da visibilidade do que necessita ser feito. Além disso, esses momentos facilitam a integração, já que nenhuma equipe trabalha sozinha. Vejo que, desde o primeiro encontro em Praia Formosa, as equipes avançaram e estão com espírito mais participativo, amistoso e querendo aplicar o que é compartilhado aqui nesse encontro”, comentou.

Atividades

Uma das atividades desempenhadas no encontro foi a dinâmica do quadrado colorido. “É uma atividade que mostra a importância do planejamento nas atividades para atingir os resultados desejados”, assinalou a assessora de Gestão e Ações Institucionais, Anapaula Costalonga Bueno.

Outra atividade foi o exercício da construção da Matriz X, que visa a revisão das atividades realizadas no encontro de Praia Formosa, para correlacionar os objetivos estratégicos, iniciativas estratégicas (projetos estratégicos), indicadores com as áreas responsáveis.

“O objetivo é alinhar as necessidades de longo prazo com iniciativas estratégicas, identificar as atividades mais importantes ao longo do caminho e listar as métricas que precisam ser acompanhadas”, frisou Anapaula.

Coordenadora do Mesa Brasil, Vanessa Baptista Massini, participa do encontro. Para ela, além do conhecimento, momentos como esse possibilitam a interação. “É muito importante essa troca de experiência entre os colaboradores de todas as unidades. Assim unimos estratégias em prol de um bem comum. Também temos embasamento para continuar com as ações e buscar os resultados com propósito”, enfatizou.

Por sua vez, a coordenadora de Compras, Silvana Ferreira Nitz Martins, avalia que ter um “espaço de fala” é muito importante. “Agora estamos tendo a oportunidade de falar, ser ouvido e de expor em que estágio estamos e onde precisamos avançar. É uma oportunidade de troca com outras unidades e com o DN”, afirmou.

 

Segundo dia

O segundo dia de atividades começou com a apresentação de projetos, como o de Credencial Online, Fluxo de Aprovação de Orçamento 2024, entre outros. Também foram apresentadas propostas para aumentar a receita, como aluguel de quadras, e para reduzir gastos, como o estudo de viabilidade para instalação de usina fotovoltaica e migração para o mercado livre de energia.

O assessor de Inovação e Tecnologia de Informação e Comunicação do Sesc, Pedro Paulo Braga Bolzani, avaliou o segundo dia como bem produtivo. “O mais importante é a sinergia que é criada entre as áreas que têm que andar de mãos dadas para alavancar projetos, além da rica oportunidade de aprendizado com a troca de experiências”, afirma.

A técnica de Planejamento, Regina Célia Marins Marques, também destaca a socialização como ponto alto desses encontros. “A socialização entre os funcionários é muito importante para facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações. É um passo muito relevante para conhecer tudo o que temos e tornar os nossos serviços mais conhecidos e acessíveis aos comerciários.”

 

 

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