Mesa Brasil

O Sesc Mesa Brasil trata-se de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional estruturado sobre ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, próprios para o consumo. Dessa forma, podem seu usados para complementação de refeições fornecidas às entidades sociais e no ambiente familiar.

No Espírito Santo, foi implantado em outubro de 2003 e atua na modalidade Banco de Alimentos, contribuindo em duas pontas. Uma para diminuir o desperdício. Na outra, visando reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Entre em contato para doar

Endereço: R. São Jorge, 100 – Vila Capixaba – Cariacica/ES
E-mail: mesabrasil@es.sesc.com.br
Telefone: (27) 3246-3400 |  (27) 99811-3863 | (27) 99883-8398

O Programa atende prioritariamente pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por Entidades Sociais cadastradas, que utilizam os alimentos nas preparações das refeições ou, no caso de atendimento às famílias, realizam a distribuição em cestas.

O Mesa Brasil não fornece a refeição completa, mas complementa e reforça a alimentação, somando valor nutricional à mesa dessas pessoas. Para fazer parte do Programa as entidades devem atender aos critérios de elegibilidade, participar de ações educativas e permitir a visita de cadastramento e acompanhamento realizada pelos técnicos do Programa.

O Mesa Brasil atende também, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o Programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados.

Indústrias de alimentos, centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, feiras livres, cerealistas, empresas de prestação de serviços (transporte, gráfica), produtores rurais, associações, postos de combustíveis, dentre outros.

O Programa possui equipe técnica e operacional devidamente qualificada, para executar com eficácia a coleta da doação, cujo local, os dias e horários são estabelecidos juntos com o doador.

  1. Ampliação das ações de responsabilidade social e cidadania corporativa.
  2. Diminuição de custos com descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, porém ainda próprios para o consumo.
  3. Acesso a relatórios e informativos de prestação de contas.
  4. Participação em ações educativas sobre temas de interesse do doador.