Sesc Glória recebe, de quarta-feira (14) a domingo (18), a 30ª edição do Festival de Cinema de Vitória. Para celebrar a data em grande estilo, a Mostra Comemorativa 30 Anos Festival de Cinema de Vitória exibirá um recorte de filmes exibidos nas últimas três décadas, e homenageará o ator Marcos Palmeira.
A programação traz, nos cinco dias de evento, um panorama do cinema brasileiro, com 20 curtas-metragens, com sessões sempre a partir das 15 horas. Já as exibições noturnas terão início às 19h e vão contar com dois filmes, sendo um longa-metragem e um curta-metragem.
Ao todo, o público vai poder conferir 25 curtas-metragens e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte simbólico da produção audiovisual brasileira, que reafirmam o caráter contemporâneo e antenado do festival, que acompanha as transformações culturais e sociais.
Segundo a diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus, a Mostra Comemorativa reafirma o talento dos profissionais que produzem no Brasil. “São três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Foram 30 anos de inúmeros desafios, tanto para nós que realizamos o festival, quanto para quem produz cinema no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, foram tempos de luta, realizações e alegrias. Esse recorte, que será apresentado na Mostra Comemorativa 30 Anos, é uma prova da força do audiovisual brasileiro, da criatividade de seus realizadores e suas equipes, que com suas produções originais, emocionantes e divertidas, contam a história do nosso país.”
Curadoria
Durante os trinta anos de existência, o Festival de Cinema de Vitória tem sido uma importante janela de fomento para o cinema brasileiro. Neste período, o público pôde conferir, gratuitamente, aproximadamente 2.000 curtas-metragens selecionados, além de mais de 180 longas-metragens, vindos de todas as regiões do Brasil.
E a partir deste material, foram escolhidos os filmes que fazem parte da Mostra Comemorativa 30 Anos. A Sessão de Curtas contou com a curadoria da cineasta, produtora e curadora Flavia Candida; do cineasta, curador, escritor, pesquisador na área audiovisual e professor da Ufes, Erly Vieira Jr; e do mestre em Cinema e Artes do Vídeo, curador e produtor do programa TV É Cinema, Waldir Segundo. A Sessão de Longas teve a seleção de Gilberto Alexandre Sobrinho, que é pesquisador na área do cinema e audiovisual e professor do Instituto de Artes da Unicamp.
Alguns artistas famosos estarão na apresentação do evento, como Bel Kutner, um dos destaques da novela “Travessia”, que acabou recentemente na Rede Globo, e Carla Cristina Cardoso, atualmente em cartaz no em “Vai na Fé”, novela das 19h da emissora carioca, encarnando a personagem Bruna.
Também estarão presentes o capixaba Higor Campagnaro, da novela “Quanto Mais Vida Melhor” e das séries “Desalma” e “Filhos da Pátria”, além de Silvero Pereira, que, além de atuar, também canta. Recentemente, fez sucesso junto ao público na novela “Pantanal”.
Completam a lista de apresentadores, o eterno galã Alexandre Barilari, presente em tramas como “Salsa e Merengue” (sua estreia na telinha), “Malhação”, “O Cravo e a Rosa”, “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêma”; a gestora cultural Thaís Souza Amorim, o artista e empreendedor social MiQ Gonçalves, além das jornalistas Simone Zuccolotto e Renata Rasseli.
Confira a programação completa aqui.