Fecomércio, por meio do Sesc, vai aderir ao Plano Estadual de Segurança Escolar

O diretor regional do Sesc/ES, Bruno Negris, participou do lançamento e fará parte do Comitê Interinstitucional.

A Fecomércio, por meio do Sesc/ES, vai aderir ao Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado pelo governo do Estado do Espírito Santo, nesta quinta-feira (27), no Palácio Anchieta, em Vitória. As ações do plano estão organizadas em cinco eixos temáticos: atenção psicossocial e ações pedagógicas; ações de prevenção; gestão inovadora; ações de inteligência e fortalecimento operacional. Nesse contexto, o presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, autorizou a participação da instituição no Comitê Interinstitucional para discutir e propor ações voltadas para a segurança escolar.  

“Entendo a importância de fortalecer as iniciativas já implementadas e fomentar as medidas eficientes que visem à mitigação e prevenção da violência em escolas e demais estabelecimentos de ensino”, assinalou Moro.  

Responsável por sete unidades de ensino no Estado, o diretor regional do Sesc, Bruno Negris, participou do lançamento, e fará parte do Comitê Interinstitucional, juntamente com o gerente de Lazer do Sesc, Erthelvio Monteiro Nunes Júnior. 

O lançamento foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, que, também, assinou o decreto que cria o Núcleo Especializado em Segurança Escolar, da Polícia Civil capixaba. O Núcleo será responsável pelo planejamento, coordenação e execução das atividades de inteligência e de polícia judiciária, além da apuração das infrações penais violentas praticadas no âmbito escolar, com atribuição para atuar em todo o Espírito Santo. 

“Tomamos a decisão de ser o primeiro estado a ter um programa de segurança no ambiente escolar. Elaborar o plano com essa consistência e densidade exigiu a participação de muita gente. Fazer todas as instituições públicas, não apenas do Executivo, mas de todos os Poderes e em todos os níveis, a pensarem o que pode e o que deve ser feito para reagir a qualquer ato e, especialmente, prevenir novos episódios de violência. Nós estamos vivendo em uma sociedade com um nível de complexidade jamais visto. Não adianta querermos fazer as coisas do mesmo jeito que fazíamos antes. O mundo mudou e a abordagem precisa ser diferente”, disse o governador Casagrande. 

Departamento Nacional 

Paralelamente ao lançamento do Plano Estadual de Segurança Escolar, na manhã dessa quinta-feira (27), o gerente de Educação, Saúde e Assistência do Sesc, Sergio Moreira Martins, participou da reunião técnica para discutir as bases estruturais de um protocolo de enfretamento à violência nas escolas.  

O protocolo terá como objetivo subsidiar as ações específicas do Sesc, em acréscimo à cartilha nacional publicada pelo Ministério da Educação, no dia 19 último, intitulada “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, com orientações à comunidade escolar sobre medidas preventivas e imediatas de proteção. 

“Reafirmamos a importância da parceria, integração e colaboração para a superação deste imenso desafio de estabilização do ambiente escolar”, afirmou o diretor geral em exercício do Departamento Nacional do Sesc, Rogério Cerqueira Felix de Mello. 

Saiba mais  

Confira aqui o Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado pelo governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

 

Compartilhar