A Fecomércio/ES e o Sesc estarão presentes no Salão do Turismo 2023, evento nacional a ser realizado pelo Ministério do Turismo, entre os próximos dias 15 e 17, em Brasília. A atração será a tradicional banda de congo São Benedito, do município de Serra.

O evento tem por objetivo fomentar o turismo em âmbitos nacional e internacional, destacando a diversidade cultural brasileira. Trata-se de uma oportunidade de divulgação dos atrativos de cada região do Brasil para ampliar o entendimento sobre a composição plural de culturas que convivem em nosso país.

Nesse contexto, a Fecomércio/ES e o Sesc apresentarão a manifestação cultural capixaba, durante os dias do salão.

A escolha pelo congo encontra relevância em especial ante à necessidade de reparação histórica, às populações negras e indígenas, que tem sido cobrada dos campos da arte e das políticas públicas em geral, no Brasil e no contexto internacional.

A escolha também se mostra como estratégica para que o Salão de Turismo oportunize à banda de congo São Benedito representar o Espírito Santo na sensibilização para a riqueza e importância das culturas africanas, tão presentes na cultura brasileira e espírito santense.

Saiba mais sobre o congo

O congo é uma manifestação típica da cultura popular capixaba que expressa a mistura cultural ocorrida no Brasil desde o Período Colonial. Une o batuque do negro e do índio à religiosidade católica trazida pelos portugueses.

Todo esse processo se deu dentro de um contexto rural, misturando os imaginários mítico-culturais desses três povos. Essa mistura teve diferentes combinações, o que explica as diferenças existentes entre as bandas de congo.

Participam da banda de congo, homens, mulheres e crianças, utilizando uma série de instrumentos, estandartes e indumentárias. Elas possuem função fundamental nas festas populares ligadas à Igreja Católica, como as Festas de Santos, como São Benedito, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, dentre outros.
Compartilhar