Bruno Negris: “Que essa exposição seja uma fonte inspiração para todos nós, ampliando horizontes e nos conectando com a beleza do meio ambiente, através da arte.”

Mais de 800 pessoas participaram ontem (05) da abertura da Exposição “Novos Viajantes”, no Palácio Anchieta, Centro de Vitória. A mostra traz obras em desenho, pintura e fotografia de 34 artistas capixabas, sob a curadoria de Attilio Colnago. O público poderá conferi-la até o dia 27 de setembro.

O Coral Serenata D’Favela, composto por mais de 30 crianças e adolescentes, abriu o evento com canções, como “Quem Somos”, “Olhos Coloridos”, entre outras.

A Exposição “Novos Viajantes” é uma realização do Sesc, o que, para o presidente da Fecomércio, marca a entrada da entidade neste circuito cultural. “O Sesc tem 5 eixos, mas, para dois deles, o social e o cultural, nós trouxemos uma nova visão. O Sesc hoje conta hoje com oito grandes escolas no Estado, tem três hotéis e um belíssimo teatro. São equipamentos muito bons e consistente, mas faltava um olhar no social e no cultural, e nós trouxemos esse olhar para dentro das nossas instituições. O Sesc está se projetando para se transformar em uma entidade sociocultural, tanto que é a primeira exposição que o Sesc participa, e isso marca a sua entrada nesse circuito cultural. Tenho certeza de que todos vão adorar o que vão ver aqui hoje, não só pela contemplação da beleza, mas também pela conscientização que ela traz.”

O diretor regional do Sesc, Bruno Negris, também exaltou a importância da estreia da instituição em uma exposição com tamanha relevância, já que conseguiu unir entidades tão representativas, como o governo do Estado, Fecomércio, Sesc, Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, todas empenhadas para oferecer cultura para toda a sociedade.

A Exposição “Novos Viajantes”, realizada pelo Sesc, atraiu mais de 800 pessoas ao Palácio Anchieta

“É a primeira vez que o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, transpõe suas fronteiras para oferecer cultura fora do ambiente do Sesc Glória, que potencializa a cultura para todos nós. É um desafio, mas estamos muito felizes com isso. Essa exposição provoca muitas reflexões sobre sensibilizar as gerações atuais e futuras no tocante a preservar o meio ambiente. Um legado que precisa ser mantido para o equilíbrio do planeta e para o futuro das gerações. Expor as obras de 34 artistas capixabas é uma alegria, fortalece a história e principalmente revitaliza a nossa Região Central. Que essa exposição seja uma fonte inspiração para todos nós, ampliando horizontes e nos conectando com a beleza do meio ambiente, através da arte”.

Para o governador Renato Casagrande, “ter uma exposição que mistura tecnologia, ciência, inovação com a arte produz um efeito enorme. É preciso voltar o nosso olhar para o equilíbrio para reverter a situação e preservar o nosso meio ambiente.”

A exposição teve como ponto de partida o universo iconográfico de cientistas, naturalistas, botânicos, zoólogos e, também, artistas da Europa que aportaram no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, com o intuito de explorar o território recém-descoberto. Suas pesquisas resultaram na elaboração de uma grande quantidade de diários, coleções de objetos, de espécies naturais e de obras de artes visuais – desenhos, pinturas, gravuras –, que constituem o que ficou designado como “arte dos viajantes”.

Segundo o curador da exposição, Attilio Colnago, “ao contribuir com a arte para ampliação do olhar sobre a importância do meio ambiente, nós podemos ser agentes de mudanças significativas e ainda contribuir com a manutenção de beleza que esse planeta foi agraciado nesse momento história em que ele é tão agredido.”

Ações educativas

Contemplando a amplitude da atuação do Sesc, estão programadas ações de arte, educação e cultura, com visitas mediadas, voltadas para promover práticas que apoiem o desenvolvimento e a capacidade de acolhimento do público e o contato com as obras, além de ciclo de palestra com o curador e oficinas temáticas à exposição. Em breve, serão divulgadas as datas.

 

Exposição “Novos Viajantes” 

Curadoria: Attilio Colnago

Produção-coordenação: Paulo de Barros

Coordenação/Ações Educativas: Attilio Colnago

Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta

Período: até 27 de setembro

Horário de visitação para o público: de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16 horas

Local: Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, s/n – Espaço, Vitória – ES, 29015-110)

Classificação: Livre

Vendas: Ingressos gratuitos

Informações: sesc-es.com.br/cultura/programacao-cultural

Agendamento: 3636-1032 ou agendamento.palacio@gmail.com

 

Compartilhar