Exposição Cidades Abstratas fica em cartaz até dia 14 no Sesc Glória

Mais de 3 mil visitantes estiveram na Exposição Cidades Abstratas, que está em cartaz  desde abril, no Espaço Expositivo Levino Fanzeres, no Centro Cultural Sesc Glória. A mostra assinada pelo artista João César de Melo conta com desenhos e pinturas desenvolvidos ao longo de mais de 20 anos de produção e um painel inédito pintado in loco, exclusivamente para esse projeto. Com formação em arquitetura, o artista tem como referência o Centro de Vitória. A exposição segue em cartaz até 14 de julho, de terça a sexta, das 11h às 20h e sábado e domingo, das 11h às 19 horas (exceto feriados). Entrada franca.

Em sua trajetória, De Melo experimentou várias formas de representação dos elementos que percebe no coração da capital: objetos pequenos e grandes, áreas vazias e densas, texturas, elementos de conexão ou contemplativos. Para o artista cada trabalho – desenho, tela ou mural – configura-se como um “exercício estrutural”, termo corrente em seu vocabulário plástico. Com o objetivo de envolver e formar público de todas as idades, a exposição também conta em sua programação com atividades além da visitação.

Catálogo Online

Disponível na versão digital, a publicação reúne fotos da exposição e das obras que compõem Cidades Abstratas. O catálogo possui texto inédito da arte-educadora Adriana Magro, convidada para desenvolver o Programa Educativo da exposição, que até o momento recebeu mais de 60 grupos de escolas, faculdades e instituições de ensino, arte e cultura.

Programa Educativo

Entre as ações está a Capacitação para Professores conduzida pela arte-educadora Adriana Magro, que tem o intuito de promover diálogos e trocas de experiências entre professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino da Grande Vitória e do Espírito Santo, professores  ligados ao Polo Arte na Escola ES e educadores do ensino não formal. Os encontros visam estreitar a relação dos professores com o Programa Educativo de Artes Visuais do Centro Cultural Sesc Glória, e sobretudo, oportunizar relatos de experiências desenvolvidas em sala de aula a partir da exposição Cidades Abstratas.

Neste mês de julho, a capacitação ocorrerá em duas etapas presenciais, com carga horária total de 10 horas, e envolverá diálogos e vivências para até 120 professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino da Grande Vitória e do Espírito Santo, professores ligados ao Polo Arte na Escola ES e educadores do ensino não-formal. Os interessados podem acessar o link e se inscrever: bit.ly/capacitacaosescgloria.

Visitas Mediadas

O Centro Cultural Sesc Glória oferece visitas mediadas gratuitas às exposições para escolas das redes pública e privada, e instituições de ensino formal e não-formal. No site do Serviço Social do Comércio (Sesc-ES) é possível agendar uma data e um horário para a visita de seu grupo à exposição “Cidades Abstratas”, que permanecerá em cartaz até 14 de julho. As visitas mediadas são gratuitas e acontecem de terça a sábado. A atividade tem como objetivo aproximar professores, estudantes e interessados  de diversas faixas etárias à produção do artista, incentivando-os a desenvolver um pensamento crítico a partir dessa experiência. A visita também está disponível em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para a comunidade surda.

Mais informações:

Equipe de Artes Visuais – 3232.4757.

 

Compartilhar