Diversão, brincadeira e empatia marcaram o Dia da Inclusão na manhã do último sábado (17), no Sesc Vitória. Crianças, adolescentes e jovens com deficiência participaram de várias atividades inclusivas voltadas para o esporte, a cultura, a psicomotricidade e a arte, como futebol, remo, basquete, taekwondo inclusivos, além de oficinas de panelas de barro e de pintura. O público também pôde conferir uma peça do Teatro Campanelli e apresentações da Apae e da Amaes.

O ex-goleiro de futebol de areia, Pierre Almeida; o medalhista de natação, Waldir Alvarenga; o mestre do taekwondo, Fausto; o professor de Educação Física, Fabiano Lopes; e o jogador de basquete, Alessandro Casé, marcaram presença no evento.

“Me sinto honrado e com muito sentimento de gratidão em participar dessa iniciativa do Sesc, que está sempre priorizando a inclusão”, disse Pierre. Casé também destacou a importância da inclusão.  “Não podia ficar de fora desse evento tão especial. Hoje já comecei o dia feliz. O esporte está aqui para agregar, socializar e incluir”, afirmou Casé.

Socialização

A equipe Sesc também participou da iniciativa. Segundo o diretor regional, Bruno Negris, o Dia da Inclusão, que teve sua estreia no sábado, será um projeto permanente. “Aqui no Sesc damos às pessoas a oportunidade de inclusão na sociedade, dizendo que são capazes, que podem fazer tudo…Também contamos com serviços inclusivos nas áreas de educação e odontologia, e o nosso ginásio, reformado recentemente, vai oferecer várias atividades para a sociedade. O projeto Dia da Inclusão terá continuidade no Sesc”, afirmou Bruno.

As mães também ficaram encantadas com a iniciativa. “Estou maravilhada com o Dia da Inclusão. Sou mãe do Samuel, que é autista, e hoje ele está tendo a oportunidade de ser incluído em várias atividades, como o teatro, o esporte, entre outros. Eles são dignos de tudo o que está sendo oferecido para as crianças”, comentou, emocionada, Heloísa Helena Ferreira.

Outra mãe que festejou a iniciativa do Sesc foi Maria de Lourdes Marinho Neto, mãe do Rafael, que é cadeirante. “Esse evento é tão maravilhoso que tinha que ter sempre. Além de ser importante para a inclusão dos nossos filhos, é fundamental também para nós, já que temos oportunidade de trocar informações com outras mães que passam pela mesma situação”, contou.

O motorista do Sesc, Euclides Souza Alves, avô do pequeno Mateus, também comemorou a iniciativa. “Estamos muito felizes em participar desse evento. O Mateus é só alegria, corre de um lado para o outro e está se divertindo muito.”

Representantes da OAB e do Procon também estiveram presentes para orientar sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Parceria

Mais de 200 pessoas participaram do Dia da Inclusão, além das entidades Cariacica Down, Amaes, Apae, Instituto Braille, Associação de Surdos e Outras Deficiências, Nanismo Capixaba, Associação das Paneleiras, Corpo de Bombeiros e Teatro Campanelli.

“É um momento de socializar, incentivar e mostrar a capacidade que cada pessoa com deficiência tem no esporte e em outras áreas. Estou muito feliz em participar desse momento com o Sesc”, comemorou Paula Schaydegger, representante da Cariacica Down.

 

 

 

Compartilhar