A Biblioteca Guilherme Santos Neves, nomeada em homenagem ao escritor e professor capixaba, conta com um acervo de mais de 7 mil exemplares de livros que englobam diversas áreas, com enfoque para artes cênicas e plásticas, cinema, música e literatura, contemplando os diversos gêneros literários, inclusive o infantojuvenil. Ao todo, são encontrados cerca de 5 mil autores de arte e cultura além das áreas como filosofia, educação e biografias.
Buscando valorizar as referências da literatura produzida no Espírito Santo, a biblioteca possui diversas obras literárias de autores do estado, além de livros sobre produção capixaba e história do Espírito Santo.
A Biblioteca funciona como um espaço público, de acesso irrestrito, voltado para a socialização e a troca de saberes. A proposta é quebrar o paradigma de silêncio exigido nas bibliotecas mais tradicionais, pretendendo priorizar a livre circulação e o diálogo entre os leitores. Além disso, a biblioteca promove diversos projetos culturais e literários tendo como escopo o incentivo à leitura e à manifestação artística.
A estrutura da biblioteca conta com rede de internet livre, seis notebooks disponíveis ao público, internet sem fio e scanners em braille. Para realizar empréstimo domiciliar de livros basta a realização de um cadastro apresentando um documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.
Confira algumas atividades desenvolvidas pela biblioteca:
Contação de histórias: apresentações de contações de histórias que acontecem no Sesc Glória e em unidades escolares do Sesc.
Bate-papo na biblioteca: encontros temáticos para discutir e debater aspectos artísticos e literários relacionados à produção cultural entrelaçando com a dimensão da biblioteca.
Feira de troca de livros: atividade de captação e difusão de livros.
Ciclo de oficinas:
O Sesc Glória é todo adaptado para receber pessoas com deficiência. A biblioteca dispõe de um scanner em braille que possibilita a pessoa com deficiência visual o acesso a todo acervo impresso em tinta por meio do sistema de áudio-descrição. Através de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill e o Instituto Benjamin Constant, a biblioteca disponibiliza ainda um acervo de livros falados e literatura impressa em braille.
Temos cerca de sete mil livros nas áreas de arte e cultura entre outras.
Temos revistas sobre Cultura, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, História, entre outras.
Temos jornais locais e nacionais, diariamente
Temos notebooks com acesso à internet sem fio, para uso local.
A biblioteca promove diversas atividades de fomento à leitura e acesso à informação que apontam para o Projeto Biblioteca Sesc XXI. Estas iniciativas se entrelaçam contemplando os mais diversos públicos leitores, além de estender suas ações ao fomento à prática da leitura e da aproximação da biblioteca à comunidade em seu entorno.
A atividade busca promover uma aproximação entre a biblioteca e as linguagens que atuam no Sesc Glória. A proposta é promover encontros temáticos para discutir e debater aspectos artísticos e literários relacionados à produção cultural que podem compreender as linguagens de artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura e música entrelaçando com a dimensão da biblioteca e o acervo de literatura específica de cada linguagem.
O projeto Diálogos transversais busca promover uma aproximação entre a biblioteca e as linguagens que atuam no Sesc Glória. A proposta é promover encontros temáticos para discutir e debater aspectos artísticos e literários relacionados à produção cultural que podem compreender as linguagens de artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura e música entrelaçando com a dimensão da biblioteca e o acervo de literatura específica de cada linguagem.
A ação Novos Sentidos é uma iniciativa que visa acessibilizar a leitura e a informação a diferentes grupos de pessoas independe do formato, do suporte informacional, democratizando e potencializando o uso das ferramentas e dos recursos disponíveis, em especial às pessoas com deficiência visual e auditiva.
Atividade que visa desmistificar a ideia da biblioteca tradicional como espaço reservado exclusivamente a pesquisa prática e pontual, demonstrando as múltiplas faces e possibilidades de interação e convivência através dos jogos de tabuleiro. O projeto consiste em oficinas de xadrez nos níveis básico e intermediário, e de mediação de jogos tradicionais de tabuleiro. A oficina é direcionada a crianças e adultos e visa apresentar as noções básicas dos jogos explicando as regras, movimentos, funções de cada peça.
A biblioteca Guilherme Santos Neves oferece capacitação para professores, bibliotecários, atores e demais interessados na arte de contar histórias por meio de oficina prática com carga-horária de 10 horas. A atividade prevê declaração de participação.
Apresentação de contação de histórias para o público infantil no Sesc Glória e nas unidades escolares do Sesc –ES.
Promove encontros com o universo dos livros e das histórias através de atividades de mediação de leitura literária para crianças de 4 a 12 anos. O mediador apresenta um livro por encontro, realizando a leitura do texto e da imagem, podendo utilizar recursos como música, palhaçaria, recreação, entre outros
This site uses cookies. Find out more about cookies and how you can refuse them.