O Sesc Glória recebe neste fim de semana, dias 26, 27 e 28 deste mês, a comédia “Simples Assim”, baseada na obra de Martha Medeiros. A peça retrata o cotidiano, com humor e afeto, como é usual na obra da escritora. A apresentação acontece na sexta e no sábado, às 20 horas; e, no domingo, às 19 horas, com a presença de intérprete de libras.  

 Dirigido por Ernesto Piccolo, a comédia conta com a atuação de Georgiana Góes, Maria Eduarda de Carvalho e Mouhamed Harfouch em diversos personagens. A dramaturgia é assinada pela autora ao lado de Rosane Lima, a partir dos livros “Quem Diria Que Viver Iria Dar Nisso” e “Simples Assim”; e a produção original é da Turbilhão de Ideias. 

 As duas coletâneas em que a peça se baseia reúnem cerca de 200 crônicas, e dessa pesquisa resultaram dez cenas que são um retrato das relações interpessoais no mundo contemporâneo. 

Circulação nacional 

A peça retorna aos palcos em turnê por 4 cidades: Belém, Campinas, Ribeirão Preto e Vitória. Anteriormente, já havia passado por São Paulo, Belo Horizonte, Palmas, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Uberlândia, Goiânia e Curitiba, totalizando 68 exibições. 

 Marcado por histórias entrelaçadas, o espetáculo apresenta figuras simultaneamente distópicas e reais, como um casal que apenas interage pelo celular, uma mulher que contrata uma dublê de si mesma e uma jovem que decide viajar para Marte e abandonar o amante. Em todos os casos, há espaço para uma indagação: para onde foi a simplicidade do afeto tête-à-tête? O enredo traz reflexões sobre a roda da vida e a humanidade em meio ao caos moderno e à solidão tecnológica, repleta de informações e desencontros. 

 Ernesto Piccolo considera “Simples Assim” a peça mais atual da escritora. “É a mais antropológica. Ela tem um lado muito humano e também traz lampejos sociais e políticos muito atuais, retrata o nosso desconforto com as coisas que estão acontecendo no mundo.” 

 Projeto 

 Martha Medeiros é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade. Outras obras da autora, como “Divã” e “Doidas e Santas”, já foram adaptadas para o teatro. É a primeira vez que ela assina a versão do texto para o palco.  

 O projeto nasceu de uma ideia do produtor Gustavo Nunes, que viu potencial nas crônicas de Martha para gerar um espetáculo sobre a vida caótica e hiperconectada que vivemos na atualidade. A parceria entre os dois rendeu ainda duas temporadas da web-série “M de Martha, no YouTube, e o curso “A Arte da Crônica”, na Plataforma Xpertise, além de outros projetos em parceria. 

 

“Simples Assim” 

Data: 26, 27 e 28 de maio 

Horário: na sexta e no sábado, às 20 horas; e, no domingo, às 19 horas, com intérprete de libras no dia 28 de maio 

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória 

Vendas: https://www.lebillet.com.br/ 

Informações: (27) 2142-5350 

Gênero: comédia 

Elenco: Georgiana Góes, Maria Eduarda de Carvalho e Mouhamed Harfouch. 

Duração: 75 minutos 

Classificação: 12 anos 

 

Compartilhar