Artistas capixabas participam da mostra “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro” no Sesc Belenzinho (SP)

Uma das obras que será exposta na mostra “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, que começa nesta quarta-feira (dia 02 de agosto), em São Paulo

O Espírito Santo estará representado por cinco artistas na Exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Com abertura agendada para o dia 02 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a mostra parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares.

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros – entre homens e mulheres cis e trans, de todos os Estados do Brasil – em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

Representando o Estado estarão presentes obras de Castiel Vitorino Brasileiro, Kika Carvalho, Luciano Feijão, Napê Rocha e Natan Dias.

“Como uma instituição que tem na diversidade uma de suas principais marcas, o Sesc busca, por meio de suas ações, dar voz aos mais diversos segmentos sociais, estimulando o debate e ajudando a registrar a história e cultura de nosso povo em toda sua abrangência e riqueza”, afirma o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo.

Segundo ele, dentro dessas premissas, o projeto Dos Brasis lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com os analistas de cultura do Sesc em todo o país, em um grande alinhamento nacional.

“A Exposição ‘Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro’ é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, disse Cirilo.

Trajetória

A ideia nasceu em 2018, a partir de um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões. Em 2022, o projeto passa a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes. A partir de 2024, uma parte da mostra circulará em espaços do Sesc por todo o Brasil pelos próximos 10 anos.

 

Exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”

Data: de 2 de agosto a 28 de janeiro de 2024

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 18h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Local: Sesc Belenzinho

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2076-9700

 

 

 

Compartilhar