Estão abertas as inscrições para o Circuito Oralidades, com a Contação de Histórias “Pereguedé”. O evento é gratuito e será realizado nos dias 12 a 13 de julho, no Teatro Virginia Tamanini, como parte do projeto “Arte da Palavra”.
O objetivo é promover o intercâmbio de artistas de várias regiões do país, incentivar a leitura e contemplar diferentes formas de fazer e pensar a literatura no Brasil. Na programação, estão previstas oficinas de escrita, contação de histórias e arte popular, além de encontro com os escritores.
Desta vez, Camila Reis apresentará a história do seu livro “Pereguedé”, que tem como personagem principal um cazumbá, personagem tradicional do bumba-meu-boi, falando sobre a fauna e a flora da baixada Maranhense. A atividade tem na oralidade a base técnica e artística de criação, com a utilização objetos animados (bonecos e acessórios cênicos) de instrumentos musicais (flauta, violão, sanfoninha).
Trajetória
Camila Reis, desde criança, teve contato com mestres da cultura popular maranhense como Dona Teté, Mestre Felipe, Dona Mundica Paca, Dona Roxa, Mestre Apolônio Melonio e Mestre Patinho com os quais teve oportunidade conhecer e participar de suas atividades dançando, tocando e cantando.
Em 2018, lançou seu primeiro álbum Preta Velha, com 07 composições autorais que envolvem ritmos maranhenses como o tambor de crioula e o divino. Em 2020, lançou os singles Melhor do que doutor e Preta Sim Além de cantora e compositora, desenvolve também trabalho com literatura infantil e contação de histórias, sendo autora de três livros, todos com temáticas da cultura popular e afrobrasileira.
Arte da Palavra | Contação de histórias “Pereguedé” | Circuito de Oralidades
Data: 12 e 13 de julho
Horário: 18h30
Local: Teatro Virginia Tamanini, Sesc Glória (5º pavimento)
Classificação: Livre
Inscrições: gratuitas, abertas na plataforma online