Sesc Espiríto Santo

Sesc-ES e Senac-ES apresentam soluções para o bem-estar dos trabalhadores e desenvolvimento profissional no Conexa H 2026

O Sistema Fecomércio-ES, por meio do Sesc e do Senac, participou do Conexa H 2026, maior congresso de gestão de pessoas do Espírito Santo, realizado nesta terça-feira, dia 17, no Centro de Convenções de Vitória. Com o tema “Nem Humano. Nem Tecnológico. O futuro é Híbrido”, o evento reuniu lideranças empresariais, profissionais de Recursos Humanos, especialistas e estudantes para debater tendências, inovação e os desafios do futuro do trabalho.

Para Richardson Schmittel, diretor de Gestão do Sistema Fecomércio-ES, a participação no evento reforça o compromisso das instituições com o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

“O Conexa H é um espaço importante para discutirmos os desafios atuais da gestão de pessoas e apresentarmos soluções que contribuam para o desenvolvimento das organizações. A participação do Sistema Fecomércio-ES reforça nosso compromisso com a qualificação profissional, a inovação e a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou.

Durante o evento, Sesc e Senac receberam visitantes em dois estandes integrados, apresentando serviços, programas e soluções voltados ao desenvolvimento profissional, à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Os espaços promoveram interação com o público, distribuição de brindes, atendimento personalizado, orientações sobre os serviços oferecidos pelas instituições e realização de exames de bioimpedância.

Sesc destaca acesso ao cuidado e promoção da qualidade de vida

Na Arena do Conhecimento, o Sesc-ES apresentou duas palestras voltadas ao fortalecimento da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores.

A primeira delas, “Do acesso ao cuidado: novas habilidades para o bem-estar dos trabalhadores”, foi conduzida pelo gerente de Relacionamento com o Cliente do Sesc-ES, Alex Rodrigues, e pelo gerente de Relações Institucionais do Sesc-ES, Geraldo Schuller. O encontro reuniu ainda a diretora da Extrafruti, Flavia Rapozo, e o gerente de Pessoas e Cultura da Sipolatti, Rodrigo Cavalcante, em um bate-papo sobre os desafios e oportunidades para ampliar o acesso dos trabalhadores a serviços de saúde, educação, cultura, lazer e turismo.

Durante o painel, Rodrigo Cavalcante destacou a ampliação da parceria entre a Sipolatti e o Sesc-ES. Segundo ele, a empresa está realizando o credenciamento em massa de cerca de 950 colaboradores, fortalecendo o acesso aos benefícios oferecidos pela instituição.

“O Sesc é uma das instituições mais importantes do Espírito Santo, com serviços de altíssima qualidade por um preço muito justo. Hoje entendemos que benefício não é apenas uma vantagem para o colaborador, mas uma necessidade do negócio. Investir em desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida impacta diretamente o clima organizacional e os resultados da empresa”, afirmou.

Representando a Extrafruti, Flavia Rapozo compartilhou a experiência da empresa na valorização dos colaboradores distribuídos em diferentes unidades e pontos de venda.

“Gerir pessoas vai muito além de oferecer benefícios. É preciso acolher, criar pertencimento e cuidar das pessoas de forma genuína. Esse é um valor que faz parte da cultura da Extrafruti”, destacou.

A executiva também ressaltou a parceria histórica com o Sesc-ES e os impactos positivos da utilização dos serviços pelos colaboradores e seus familiares, especialmente nas áreas de turismo, lazer e assistência social.

Para Alex Rodrigues, ampliar o acesso aos serviços é uma das principais missões da instituição.

“Muitas pessoas ainda enxergam o Sesc apenas como um clube, mas a instituição vai muito além disso. Nosso papel é levar saúde, cultura, educação, turismo e lazer para os comerciários e seus familiares, contribuindo para uma vida mais equilibrada e com mais qualidade”, destacou.

Saúde integral dentro das empresas

No período da tarde, os participantes conferiram a palestra “A qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores acontece com o Sesc”, conduzida por Romulo Gomes, diretor de Projetos Sociais do Sesc-ES, e por Rovana Patrocínio, gerente interina de Saúde do Sesc-ES.

Durante a apresentação, os participantes conheceram o programa Sesc Saúde nas Empresas, iniciativa que leva ações educativas diretamente aos ambientes corporativos para promover qualidade de vida, prevenção de doenças e fortalecimento do bem-estar dos trabalhadores.

Romulo Gomes destacou o papel do Sesc-ES como instituição socioeducativa que atua nas áreas de educação, saúde, cultura, assistência social, turismo, esporte e lazer, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de seus familiares.

Já Rovana Patrocinio Ribeiro apresentou a metodologia do programa, baseada na escuta das necessidades de cada organização e na construção de soluções personalizadas.

“Nós vamos até as empresas para compreender as demandas e construir soluções específicas. Trabalhamos com uma visão integral da saúde, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais. A partir desse diagnóstico, desenvolvemos palestras, oficinas, rodas de conversa e ações educativas voltadas à realidade de cada público”, explicou Rovana.

Segundo ela, temas relacionados à saúde mental, alimentação saudável, prevenção de doenças e qualidade de vida estão entre os mais procurados pelas empresas atendidas pelo programa, que atualmente alcança organizações em 13 municípios capixabas.

Senac-ES leva conhecimento e inovação para a gestão de pessoas

Além das ações promovidas pelo Sesc-ES, o Senac-ES também participou da programação da Arena do Conhecimento com conteúdos voltados à qualificação profissional e à inovação na gestão de pessoas.

Entre os destaques estiveram as palestras Cook & Skills, conduzidas pelo instrutor e chef Renato Dias Santos, que abordaram competências profissionais, criatividade e desenvolvimento de habilidades no ambiente corporativo.

O Senac-ES também participou da Mesa de Mentoria com a especialista em Saúde da instituição, Thaís Kiefer, apresentando orientações sobre a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01) e os desafios relacionados à saúde e segurança no trabalho.

A instituição integrou ainda o podcast oficial do Conexa H, compartilhando soluções educacionais voltadas à área de Recursos Humanos e ao desenvolvimento de lideranças.

Credencial Sesc e soluções para empresas

Durante o evento, o Sesc-ES apresentou ao público a Credencial Sesc, documento gratuito que garante aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes acesso a uma ampla rede de serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e turismo.

Também foi destaque o programa Sesc Saúde nas Empresas, que promove ações de educação em saúde diretamente nos ambientes corporativos, contribuindo para a construção de espaços de trabalho mais saudáveis, acolhedores e produtivos.

A participação conjunta de Sesc-ES e Senac-ES no Conexa H 2026 reforçou o compromisso do Sistema Fecomércio-ES com o desenvolvimento das empresas capixabas e a valorização das pessoas, promovendo soluções que unem qualificação profissional, inovação, saúde e qualidade de vida.