Sesc Espiríto Santo

Estratégia, estrutura e cultura impulsionam a performance das organizações, destaca Francisco Carvalho no Sesc Fórum Estratégico 2026

Francisco Carvalho, realiza palestra no Sesc Fórum Estratégico 2026, em Guarapari.

Francisco Carvalho, realiza palestra no Sesc Fórum Estratégico 2026, em Guarapari.

Como alinhar estratégia, estrutura e cultura para alcançar alta performance dos times nas organizações foi o tema da palestra do executivo Francisco Carvalho, realizada nesta sexta (06), no Sesc Fórum Estratégico 2026, em Guarapari. Presidente dos conselhos de administração da Timenow e da AEVO, além de conselheiro de tecnologia e inovação do LIDE Espírito Santo, Carvalho compartilhou sua trajetória profissional e reflexões sobre liderança, disciplina e gestão de pessoas.

À frente de empresas que reúnem cerca de 2.400 colaboradores, o palestrante reforçou que, em negócios de mão de obra intensa, o principal capital é humano. “Nosso capital são as pessoas. A performance de uma empresa está diretamente ligada à forma como ela estrutura seus processos, define sua estratégia e, principalmente, constrói sua cultura”, destacou.

Durante a palestra, Francisco Carvalho relembrou sua formação pessoal e profissional, marcada por valores como disciplina, dedicação e trabalho. Em sua trajetória, a vivência prática, o contato diário com novas tecnologias e a convivência com diferentes profissionais despertaram seu interesse pelo ambiente empresarial. 

Francisco Carvalho também destacou a importância da diversidade geracional dentro das organizações. O equilíbrio entre experiência e inovação é decisivo para a competitividade. 

“Pessoas mais experientes trazem vivências que não estão nos livros. Já as pessoas mais novas dominam métodos e tecnologias, mas ainda não passaram por certas experiências. A conjunção disso é o que faz toda a diferença”, pontuou.

O palestrante conduziu uma reflexão sobre como alinhar estratégia, estrutura e cultura, usando como exemplo a Timenow, considerada a 4º maior empresa de engenharia consultiva do Brasil.

Organizações de alta performance possuem um padrão: coerência interna entre suas escolhas estratégicas, seus modelos organizacionais e os comportamentais. A desconexão entre esses três vetores (estratégia, estrutura e cultura) explica a maior parte das perdas de produtividade, lentidão decisória e desperdício de capacidade”, comentou o palestrante.

Um exemplo de como tomar a iniciativa certa no momento certo, o empresário contou um pouco sobre como a Timenow se tornou uma referência em estratégia e planejamento, com foco no desenvolvimento de pessoas e no fornecimento de ferramentas para o desenvolvimento das empresas no Espírito Santo. 

Não seria possível crescer sem preparar pessoas e sem ter processos e organização. Não sou eu a pessoa que faz a empresa crescer, é o time. O líder orienta, o time executa. Por isso precisamos ter as melhores pessoas”.

Estratégia e Inovação alinhados ao cenário Nacional

Bruno Lopes, representante do setor de estratégia e inovação do Departamento Nacional do Sesc.

Bruno Lopes.

O Sesc Espírito Santo está em conformidade com a cultura de inovação incentivada pelo Departamento Nacional do Sesc. Durante os dois dias do Fórum Estratégico as lideranças desdobraram suas iniciativas voltadas para a promoção de uma cultura de planejamento, em conformidade com os projetos desenvolvidos pelo Sesc em todo o Brasil. 

Durante o evento, o representante do setor de estratégia e inovação do Departamento Nacional do Sesc, Bruno Lopes, ressaltou a importância do evento para o alinhamento entre os Departamentos Regionais.

Nós temos a missão de promover a coesão e conhecer mais a fundo os projetos dos DRs. Queremos disseminar os projetos que estão sendo desenvolvidos aqui e aproveitar as boas-práticas que estão sendo implementadas no Sesc-ES e que possam ser implementadas em todo o Brasil”.

 

Há 80 anos, o Serviço Social do Comércio reforça seu compromisso com o fortalecimento do setor e com a promoção da inovação. Daqui pra frente, segundo Lopes, o foco é em aumentar o impacto com mais estratégia.

O Sesc é inovador desde a sua formação, há 80 anos, mas a ideia é que a gente consiga ampliar a nossa capilaridade e nosso impacto social através da inovação”, completou o representante do DN.

 

Apresentações do Radar Estratégico seguem no 2º dia de Fórum 

Inovar. Relacionar. Acolher. Ouvir. Agir. Integrar. Captar. Transbordar.  Esse é o espírito que orienta o Sesc em 2026 e dá o tom das discussões do segundo dia do Fórum Estratégico. 

Em um movimento de expansão e fortalecimento institucional, as áreas finalísticas do Sesc-ES avançam para ampliar sua atuação em todo o Espírito Santo, com foco em mais acesso, mais impacto social e mais conexão com as realidades dos territórios.

O Fórum reúne lideranças empresariais, executivos e profissionais de diferentes setores para debater tendências, desafios e boas práticas de gestão. 

Confira alguns destaques das áreas finalísticas do dia.

Alex Sandro Rodrigues – Gerente de Relacionamento com o Cliente do Sesc-ES

A gente não quer mais ir para as organizações pra fazer credenciamento. Estamos construindo uma forma mais tecnológica, para construir pontes e aumentar nossa amplitude. Queremos ir até as empresas para ativar os nossos clientes, para falar sobre o que é o Sesc”.

– Alex Sandro Rodrigues – Gerente de Relacionamento com o Cliente do Sesc-ES

 

Geraldo Schuller – Gerente de Relações Institucionais do Sesc-ES

“A área de relações institucionais foi criada para transbordar, fortalecer as relações com a comunidade, as empresas e os sindicatos para ampliar o acesso dos trabalhadores ao bem-estar, educação e serviços sociais, por meio de atendimentos qualificados e parcerias de impactos”.

Geraldo Schuller – Gerente de Relações Institucionais do Sesc-ES

Diego Guterra – Coordenador de Eventos (Ascom) Elvira Broetto – Coordenadora de Comunicação e Marketing (Ascom)

O que a gente quer trazer para 2026 é falar mais do Sesc como entidade, reforçar a imagem do Sesc, mostrar toda a diversidade de produtos e serviços que o Sesc oferece”.

– Diego Guterra (Coordenador de Eventos da Ascom) e  Elvira Broetto (Coordenadora de Comunicação e Marketing da Ascom)

Maithê Scherrer – Assessora de Estratégia e Inovação do Sesc-ES

A área de estratégia tem como objetivo unificar todos os 20 radares apresentados nesses dois dias”. 

– Maithê Scherrer – Assessora de Estratégia e Inovação do Sesc-ES

Leia mais:

Atendimento à imprensa
Sesc-ES – Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
amanda.monteiro@es.sesc.com.br
fernanda.gomes@es.sesc.com.br
victoria.araujo@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117