Last Updated on 9 de outubro de 2024 by Comunicacao Sesc

Exposição “Memória Fotográfica da Baía de Vitória” reúne imagens inéditas no Centro Cultural Sesc Glória

São 120 imagens históricas expostas pela primeira vez no Espírito Santo, entre desenhos e fotografias, fruto de intensa pesquisa do curador, Paulo de Barros, e da colaboração de importantes instituições públicas e privadas do Brasil

A mostra “Memória Fotográfica da Baía de Vitória”, apresentada no Centro Cultural Sesc Glória, conta com 120 imagens históricas expostas pela primeira vez no Espírito Santo, entre desenhos e fotografias, fruto do olhar de diferentes fotógrafos, tanto ambulantes quanto residentes, que trabalharam entre 1825 e 1950 no estado. Entre eles, destacam-se nomes como Albert Richard Dietze, José Florêncio d’Oliver, Arcesilau Soares, Nelson Costa, Eutychio d’Oliver, Marc Ferrez, Victor Frond, A.C. da Costa Ribeiro e Albert Aust. 

A realização contou com intensa pesquisa do curador, Paulo de Barros, e a colaboração de importantes instituições públicas e privadas do Brasil, como Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Moreira Salles, Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Museu Solar Monjardim – Ibram, Coleção Marcio Freitas, Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, Instituto Jones dos Santos Neves, Arquivo Público Estadual do Espírito Santo, Arquivo Público da Prefeitura Municipal de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo e a coleção pessoal do curador Paulo de Barros.

 

O olhar dos fotógrafos sobre a paisagem marítima da Baía de Vitória subsidia a compreensão da história social e visual local. A mostra reúne um acervo disperso e pouco conhecido, que contribui para a construção de uma memória gráfica do estado e o fortalecimento da identidade capixaba. 

É uma rara oportunidade para o público constatar as transformações da Baía de Vitória, a vida portuária e as mudanças urbanísticas da cidade, valorizando seu significado social, econômico, cultural, identitário e estético. 

O universo iconográfico e temático da mostra está diretamente ligado à história do Sesc Glória e seu entorno geográfico. A região onde hoje se encontra a edificação abrigava o antigo Cais do Santíssimo, um local importante para a então Vila de Vitória. Além dos trapiches, a região era ponto de chegada e partida de pequenas embarcações que transportavam mercadorias e pessoas para a outra margem da baía, a antiga Vila Velha. 

A exposição aborda a memória visual da Baía de Vitória e propõe um percurso pela história social e técnica da fotografia e do cartão-postal no Espírito Santo. O Estado carece de registros e referências sobre sua história e arte, que conta 473 anos de existência. As imagens representadas aqui são a pesquisa mais atual e profunda sobre a questão, uma oportunidade de diminuir essa lacuna na arte capixaba. 

SERVIÇO

  • Exposição: “Memória Fotográfica da Baía de Vitória”
  • Período: 27 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025
  • Local: Centro Cultural Sesc Glória – 1º pavimento
  • Curadoria: Paulo de Barros 
  • Categoria: exposição de artes visuais  
  • Visitação (exceto feriados): de quarta a sábado, das 10h às 20h 
  • Classificação: Livre
  • Gratuito 

Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom) – Sesc-ES
📩 ascom@es.sesc.com.br | 📞 (27) 3232-3117 | 📱 (27) 99834-2877

Compartilhar