Ocupação ZILHA transforma o Sesc Glória em Centro de Arte e Tecnologia

Last Updated on 17 de setembro de 2024 by Comunicacao Sesc

Ocupação ZILHA transforma o Sesc Glória em Centro de Arte e Tecnologia

A programação promete uma rica diversidade de atividades que vão desde exibições audiovisuais até oficinas interativas e apresentações musicais inovadoras

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o Sesc Glória será o epicentro de uma imersão única em arte, mídia e tecnologia com o evento Ocupação ZILHA, promovido por jovens pesquisadores do LABMais. A programação promete uma rica diversidade de atividades que vão desde exibições audiovisuais até oficinas interativas e apresentações musicais inovadoras.

A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, 18 de setembro, com o lançamento do vídeo ‘Zilha’ no CineSesc Glória. A sessão será seguida por uma roda de conversa sobre criatividade coletiva, abordando as dinâmicas e processos envolvidos no projeto. A exibição do filme será realizada na Sala Cariê Lindenberg, no 2º andar do Sesc Glória, onde também será apresentada uma coleção de postais que ilustram os processos investigativos do LABMais.

No segundo dia, 19 de setembro, o foco será em oficinas interativas, nas quais os jovens do LABMais conduzirão atividades práticas que visam expandir os horizontes da experimentação em artes e tecnologias. Estas oficinas permitirão que outros jovens interessados vivenciem o fluxo criativo que caracteriza o projeto ZILHA, promovendo a troca de ideias e a colaboração entre os participantes.

O evento culminará no dia 20 de setembro com um show autoral inédito da artista Ali Ali Se, nome artístico da cantora e compositora Alice Pedrosa, também integrante do LABMais. A performance promete uma experiência sonora imersiva, explorando brasilidade e psicodelia através de afinações alternativas, efeitos e poesia, proporcionando ao público uma jornada sensorial e criativa.

A Ocupação ZILHA busca transformar o Sesc Glória em um ambiente onde a música, a imagem, o movimento e a troca criativa se entrelaçam, oferecendo uma conclusão potente e inspiradora para esta imersão em artes, mídias e tecnologias. O evento convida o público a explorar novas ideias e percepções, em um espaço onde a inovação e a criatividade são o foco central.

Oficinas ZILHA | LABMAIS no Sesc Glória

Data: 19 de setembro de 2024, quinta-feira

Horário: 18h – 21h

Público-alvo: Jovens interessados em pesquisa e práticas da arte, mídias e tecnologias

Faixa etária: 16 a 29 anos

Oficina 1

Patuá | práticas com tecnologias de cura

Proposição: Yasmim Lima

Sinopse: Uma oficina que resgata e potencializa os saberes ancestrais; nesse encontro vamos mergulhar em uma tecnologia ancestral, o patuá. Uma ferramenta de cura, herança que nos foi deixada, o patuá transpassa nossa história de várias formas, nessa roda vamos dialogar e praticar a costura da vida entre o dia a dia e o amuleto patuá, produzindo, dentro de cada história ali presente, as encruzilhadas dos encontros. Na Ocupação ZILHA, na vivência dos encontros da cidade, dos participantes e de seu território, surge a necessidade de cura. Na produção do amuleto patuá, cada um vai perceber e sentir a costura da vida, conectando energias de cura – individual e coletiva – na resistência de ser e existir, na ocupação do próprio corpo assentado, na relação de tempo e de espaço.

Local: Sala de Dança | 2º andar Ala Praça

Oficina 2

Kapixaba | práticas com as raízes do barro

Proposição: Jéssica Campos

Sinopse: A oficina Kapixaba trabalha na valorização e difusão da cultura tradicional de nossa região, usando práticas ancestrais do artesanato com a argila do vale do Mulembá, as raízes do barro. A proposta é criar um espaço de produção e troca, envolvendo a comunidade local, especialmente os jovens, visando não apenas a preservação dessa tradição, mas também a sua adaptação e relevância na contemporaneidade, garantindo que o patrimônio cultural seja transmitido às próximas gerações.

Local: Sala de Música | 3º andar Ala Praça

Oficina 3

ZILHA e território | práticas com stencil e lambe-lambe

Proposição: Julia Duran, Patrick Ramos e Ana Carolina Schmidel

Sinopse: A oficina ZILHA e território abraça a paisagem urbana e propõe trabalhar a arte que ocupa a rua, provocando a participação ativa na construção de uma cidade viva e engajada. Nesta oficina, com práticas de stencil e lambe-lambe, vamos utilizar materiais acessíveis e técnicas simples, ferramentas para a criação de trabalhos autorais e intervenções no espaço, que nos permitem criar imagens e múltiplas reproduções sobre vários suportes, para plicar em papel, tecidos e paredes.

Local: Ateliê de Artes Visuais | 1º andar Ala Mar

Oficina 4

Traço, linha, ponto de fuga | práticas com o desenho

Proposição: Caio Curvello e Guilherme Laytynher Brasil

Sinopse: Nesta oficina, os participantes irão praticar o desenho utilizando a técnica do traço contínuo. O objetivo é romper com a forma tradicional e abrir espaço para novas expressões. A atividade inclui exercícios cronometrados para estimular rapidez e fluidez, seguidos por um momento mais livre, onde cada um pode desenvolver seu próprio estilo. A oficina é voltada para quem busca ampliar suas técnicas de desenho e explorar diferentes maneiras de criar.

Local: Teatro Virgínia Tamanini | 5º andar

Oficina 5

(re)monta| práticas de reutilização criativa

Proposição: Iara Rocha

Sinopse: Com o intuito de evitar o desperdício e continuar a utilizar os materiais e produtos que já circulam na economia, Upcycling é uma técnica que reaproveita materiais que seriam descartados, mas que ainda apresentam um grande potencial de utilidade, ampliando o ciclo de vida daquele material. Na moda, o upcycling pode ser usado para transformar peças de roupa, acessórios, sapatos que estão com defeitos ou sobras de produção, em novos produtos. Na oficina a técnica propõe um novo modo de pensar processo de criação e recriação nas práticas do dia a dia.

Local: Sala da Palavra | 4º andar

SERVIÇOS

Ocupação ZILHA | Lançamento do vídeo + Postais + Conversa sobre criatividade coletiva com jovens pesquisadores do LABMAIS no Sesc Glória

Data: 18 de setembro de 2024, quarta-feira

Horário: 19h – 22h

Local: CineSesc Glória, Sala Cariê Lindenberg | 2º andar

Ingressos: lets.events/

Valor: Gratuito

 

Oficinas ZILHA | Vivências LABMAIS no Sesc Glória

Data: 19 de setembro de 2024, quinta

Horário: 18h – 21h

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Faixa etária: 16 a 29 anos

Inscrições: lets.events/

Valor: Gratuito

 

Ali Ali Se | Cena Musical

Data: 20 de setembro de 2024, sexta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Virginia Tamanini | 5º andar

Ingressos: lets.events/

Valor: inteira R$20,00 / meia R$ 10,00 ou meia solidária com 1kg de alimento

 

 

Compartilhar