Alunos do Sesc Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, visitaram a Exposição Novos Viajantes, na manhã da última quarta-feira (09), realizada no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Os 22 alunos do 4º ano puderam conferir de perto as obras em desenho, pintura e fotografia de 34 artistas capixabas.

Os estudantes tiveram a monitoria de professores que explicaram cada técnica aplicada pelos artistas da exposição, dentre elas a Monotipia e seus desdobramentos. As crianças também participaram de uma oficina com essa técnica de impressão, que consiste em reproduzir um desenho numa prova única, daí o nome: mono, que significa único, e tipia, impressão, utilizando fundos geométricos, com espuma de tinta, de carimbo EVA e de carbonos, além de moldes vazados, colagens, entre outros.

Impressões

Quem adorou a atividade foi Julia de Oliveira Motta, 9 anos. “Amei muito usar a esponja para a pintura. Foi divertido pintar porque é um dos meus passatempos prediletos. Esta é a minha primeira obra porque meu sonho é ser pintora, para levar arte para as pessoas, ou médica, para salvar vidas”, afirmou.

Já Davi de Oliveira Rodrigues, de 10 anos, optou por desenhar animais durante a oficina. “Gostei muito de pintar a onça porque é um animal forte. Mas não tenho medo porque meu nome é Davi, e Davi foi um grande guerreiro”, contou.

Pietro Alessandro Freitas de Castro, 9 anos, gostou de saber mais sobre a Mata Atlântica. “É interessante saber mais sobre a nossa fauna e flora. Também foi importante ver como podemos ajudar o nosso planeta”, disse. Já Francisco Sartório Lima, de 9 anos, gostou de ouvir os sons da Mata Atlântica e de conhecer os animais típicos dela.

Se você também ficou interessado, a mostra fica aberta à visitação até 10 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 16 horas. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3636-1032 ou pelo email agendamento.palacio@gmail.com.

Panorama da arte capixaba

“Novos Viajantes” teve seu ponto de partida no universo iconográfico de cientistas, naturalistas, botânicos, zoólogos e, também, de artistas da Europa que aportaram no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, com o intuito de explorar o território recém-descoberto.

Suas pesquisas resultaram na elaboração de uma grande quantidade de diários, coleções de objetos, de espécies naturais e de obras de artes visuais – desenhos, pinturas, gravuras –, que constituem o que ficou designado como “arte dos viajantes”.

A partir desse legado artístico-científico, a mostra apresenta, com sua multiplicidade de expressões artísticas, um panorama da arte capixaba suscetível a reinterpretar, ressignificar e contemporizar a produção dos viajantes europeus. Também propõe uma reflexão sobre a importância da relação entre ciência e arte, contribuindo assim para a sensibilização sobre a importância da diversidade, da riqueza natural e da necessidade de conservação do meio ambiente.

 

Exposição “Novos Viajantes”

 

Data: até 27 de setembro

Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; e sábados, domingos e feriados, das 9 às 16h.

Local: Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, s/n, Centro de Vitória)

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Curadoria: Attilio Colnago

Produção-coordenação: Paulo de Barros

Agendamento: 3636-1032 ou agendamento.palacio@gmail.com

 

Compartilhar