Setembro é o mês dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Considerando a importância do tema, hoje faremos uma pausa no nosso conteúdo habitual para falar um pouco sobre saúde mental.

Embora seja um tabu na sociedade, o suicídio apresenta dados significativos que acendem um alerta sobre o tema. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no planeta e é uma das principais causas de morte para jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Criada em 1994, a campanha Setembro Amarelo, além de orientar para as medidas de prevenção, também reforça a importância de acolher e procurar ajuda profissional. Percebeu sintomas de depressão, tristeza melancólica ou isolamento social em alguém? Seja um apoio, ofereça seu acolhimento e incentive essa pessoa a procurar um profissional de saúde mental.

Conhece o Centro de Valorização da Vida (CVV)? Eles atendem de forma voluntária pessoas que precisam e querem conversar. O atendimento é online e totalmente gratuito. Acesse: www.cvv.org.br ou 188.

Compartilhar