Idalberto Moro assume a presidência até 2026 e já tomou medidas como atualização dos estatutos, definição do mandato de quatro anos sem reeleição e criação de Conselho Fiscalizador

Com a presença de mais de 250 convidados, entre empresários dos setores de comércio, serviços e turismo; autoridades a nível municipal, estadual e federal;  representantes de entidades parceiras; e também do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, foi empossada, na noite desta quarta-feira (29), a nova diretoria do Sistema Fecomércio – que integra a Federação do Comércio, o Serviço Social do Comércio (Sesc-ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES) – e tem como presidente o empresário Idalberto Moro.
Em seu primeiro discurso como presidente, Moro ressaltou que, de imediato, já tomou algumas medidas consideradas estratégicas para uma gestão mais eficiente e transparente, como a atualização dos estatutos da Federação, a definição do mandato de quatro anos sem reeleição e a criação de um Conselho Fiscalizador autônomo. Ele também reforçou o compromisso de fortalecimento da economia capixaba e de criação de novas oportunidades para a população.
“Representaremos, com determinação, os interesses comuns para que o ambiente de negócios seja cada dia mais favorável. Além disso, faremos de tudo para que novos postos de trabalho sejam criados, novos e atualizados cursos sejam oferecidos, bem como trabalharemos pelo fortalecimento dos serviços sociais, incluindo lazer, saúde, educação, esporte e cultura”, pontuou.
Despedindo-se da presidência após 16 anos, o empresário José Lino Sepulcri foi homenageado com uma placa pela nova diretoria. Em seu discurso, ele reforçou que a Federação vive um novo momento memorável. “A alternância de comando oxigena as instituições e dá oportunidade para que novas ideias aflorem. Tenho enorme alegria e gratidão por ter servido ao Sistema e por todos que dividiram comigo essa tarefa, com a certeza de ter dado o melhor de mim nos últimos anos”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, aproveitou seu discurso para lembrar dos desafios enfrentados durante a pandemia, quando, segundo ele, a Fecomércio-ES foi a instituição que mais interagiu com o governo estadual. Para a nova diretoria eleita, Casagrande reforçou o compromisso de manter a parceria forte com o Sistema Comércio, garantindo um trabalho conjunto para o desenvolvimento do comércio, do turismo e dos serviços do Espírito Santo.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, evidenciou a importância do setor, que responde por cerca de 75% do PIB e é um dos maiores empregadores do país. “Nossa responsabilidade aumenta cada vez mais e temos o desafio de acompanhar o processo de modernização e tecnologia”.
A solenidade foi marcada, ainda, pela emoção dos momentos culturais. A acolhida ao teatro foi comandada pelo dueto formado pela harpista Glaucia Castilhos e o violonista Elias Belmiro, seguida pela apresentação de Moacir Reis, como O Menestrel, fazendo a releitura de um texto de William Shakespeare. No terraço, os convidados foram recepcionados pela Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo e, para fechar a noite, uma surpresa: a apresentação do tenor Eduardo Santa Clara e da soprano Meire Norma, com um clássico de O Fantasma da Ópera.
A parte cultural é, inclusive, uma das propostas fundamentais dessa nova gestão. O presidente Idalberto Moro mencionou o Centro Cultural Sesc Glória, que terá atenção especial e será referência na oferta de projetos e ações culturais para toda a população capixaba.

DIRETORIA DA FECOMÉRCIO – ES

 

Quadriênio 2022/2026

 

EFETIVOS:
Presidente: Idalberto Luiz Moro
1º Vice-Presidente: Luiz Coelho Coutinho
2º Vice-Presidente: Cláudio Pagiola Sipolatti
3º Vice-Presidente: José Carlos Bergamin
1º Secretário:  Waldês Calvi
2º Secretário:  Marcus Mendes de Magalhães
3º Secretário:  Lésio Romulo Contarini Junior
1º Tesoureiro: Eliomar Cesar Avancini
2º Tesoureiro: Aurélio Cardoso da Fonseca
3º Tesoureiro: Audenir Gomieri
Diretor de Patrimônio: César Bressan
SUPLENTES:
  • Jorge Luiz Nicchio
  • João Luiz Dorigueti
  • Alcemir José de Bruym
  • José Olavo Médici Macedo
  • Ilson Xavier Bozi
  • João Tarcicio Falqueto
  • Rogerio Abranches Alcântara
  • Edson Daniel Marchiori
  • Ana Claudia Groberio
  • Carlúcio Rocha Nunes
  • Antônio de Pádua Faustini
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS: 
  •  Sidemar de Lima Acosta
  • Ricardo Gomes da Silva
  • Darcy Júnior Lugão dos Santos
SUPLENTES:
  • Moacyr Artemes Menegatti Junior
  • Sonia Cristina Iamonde
  • José Antônio Pupim

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO – CNC

 

EFETIVOS
José Lino Sepulcri
Idalberto Luiz Moro
SUPLENTES
Luiz Coelho Coutinho
Cláudio Pagiola Sipolatti
Compartilhar