Sesc Glória: Abertas as inscrições para oficina de Desenvolvimento de Roteiro para Cinema

Last Updated on 11 de junho de 2019 by

O Centro Cultural Sesc Glória informa que estão abertas as inscrições para a oficina de Desenvolvimento de Roteiros para Cinema, com Jovany Sales Rey. As aulas serão ministradas nas seguintes datas: 29/06; 06, 13 e 20/07 (aos sábados), das 13h às 19h e estão disponíveis 20 vagas. A atividade que faz parte do Ciclo de Formação em Cinema se propõe a abordar o universo do roteiro cinematográfico e as principais etapas do processo de elaboração de um roteiro de curta-metragem de ficção. Os interessados têm até o dia 26 de junho para realizar a matrícula e efetuar o pagamento da taxa de R$ 48, na bilheteria do Centro Cultural. A classificação é 16 anos.

Saiba mais:

• Matrículas: até 26/06, na recepção do Centro Cultural Sesc Glória, mediante preenchimento do formulário online e pagamento do valor correspondente. Formas de pagamento: dinheiro ou cartões de crédito ou débito Visa, MasterCard, RedeShop, Banescard, Diners Club e Hipercard

OBJETIVO
Promover a capacitação básica dos alunos no processo de construção de roteiros cinematográficos de curtas-metragens.

PROGRAMA E METODOLOGIA
Duas aulas teóricas introduzindo o aluno no universo do roteiro cinematográfico e nas principais etapas do processo de elaboração de um roteiro de curta-metragem de ficção, abrangendo os seguintes temas:

– Noções de Linguagem Cinematográfica
– Procedimentos básicos na elaboração de um roteiro
– A criação do personagem
– A criação da história
– Noções de adaptação
– Ferramentas e artifícios
– Formato visual do roteiro
– Aspectos legais do roteiro e registro da obra

Duas aulas reservadas à prática orientada dos ensinamentos aprendidos na etapa anterior, incluindo a realização dos seguintes exercícios:

– Busca e desenvolvimento de ideia
– Construção de legline e storyline
– Construção de argumento
– Construção de perfis de personagem
– Construção de estruturas (escaletas)
– Construção de diálogos
– Elaboração acompanhada de um micro roteiro
– Avaliação final

TOTAL: 24 horas

Atividade com certificado de participação.
Não é necessário conhecimento prévio.
Funcionamento da recepção: de terças a domingos, das 11 às 20 horas.

ORIENTADOR
Jovany Sales Rey é escritor, dramaturgo e roteirista de cinema e televisão. Ministra oficinas de roteiro cinematográfico e oficinas de dramaturgia. Autor de vários roteiros de curta e longa-metragem e do manual de roteiro cinematográfico “O Papel do Cinema”. Sócio fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo e participante ativo do Movimento Cineclubista mineiro dos anos 60/70.

Mais informações:
27 3232-4755 (Audiovisual)
leonardo.cinema@es.sesc.com.br

Compartilhar