A 22ª SIPAT do Sesc/ES foi realizada nos dias 23 a 27 de novembro de 2020. Devido à Pandemia do Coronavírus, e o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, a Superintendência Regional do Trabalho do Espirito Santo recomendou a realização de SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho através de ferramentas de comunicação digital ou outras que permitam o distanciamento entre os trabalhadores.

PALESTRAS

Dia 23/11 – Segurança Química

Hylson Batalha Muniz – Eng. Segurança do Trabalho

O objetivo da palestra é prevenir os acidentes no manuseio e armazenagem de produtos químicos. É apresentado o sistema internacional de classificação, identificação e rotulagem adotado pelo Brasil, onde destaca-se os símbolos e frases de alerta dos perigos com produtos químicos , bem como a incompatibilidade entre eles.

Dia 24/11 – IST AIDS

Dr. Luiz Marcos Cícero Pinto – Médico do Trabalho

A palestra aborda os conceitos e definição dos termos, modo de transmissão e manifestações clínicas das doenças. Importância da Prevenção combinada, do atendimento imediato e tratamento adequado, visando à Cura, interrupção da Cadeia de Transmissão e evitar surgimento de complicações.

Dia 25/11 – Ergonomia

Wévisley Gomes Santana – Técn. em Segurança do Trabalho

Também conhecida como a “Engenharia dos Fatores Humanos”, a Ergonomia visa o desenvolvimento e aplicação de técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho. Dentre alguns de seus objetivos básicos estão: oferecer conforto ao trabalhador e prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho, bem como de patologias específicas para determinado tipo de tarefa laboral. Os procedimentos ergonômicos contribuem também para a diminuição do cansaço, bem como tornam eficientes os procedimentos que se propõem a evitar lesões ao trabalhador.

Dia 26/11 – Palestra Saúde Mental do Trabalhador em Tempos de Pandemia

Flávia Ribeiro Alves – Psicóloga e Livia Sodré – Analista de RH

A proposta da Palestra, mais do que dialogar sobre o sofrimento psíquico que o trabalho nos impôs ao longo do tempo e principalmente diante da Pandemia, é promover uma reflexão sobre as estratégias de enfrentamento que proporcionem melhor qualidade de vida e saúde mental ao trabalhador. Para isso, abordamos as doenças psíquicas, com maior índice de afastamentos, tais como: Estresse Ocupacional, Depressão, Pânico e Síndrome de Burnout. Propomos, igualmente, pensar a função do trabalho como um operador de saúde e entende-lo como um lugar de identidade, interação, criação, reconhecimento e amor.

Dia 27/11 – Palestra Covid-19

Dr. Rubens Rodrigues da S. Costa – Médico do Trabalho

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

 

Compartilhar