Palestra “Ficção ou realidade?” faz parte do Circuito Sesc de Literatura, no dia 4 de julho, às 18h, no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória
Um dos escritores mais premiados da literatura brasileira contemporânea, Itamar Vieira Junior fará uma palestra gratuita sobre “Ficção ou realidade?”, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, no dia 4 de julho, sábado, às 18h. O evento faz parte do Circuito Sesc de Literatura.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados diretamente na bilheteria do Sesc Glória, no Centro de Vitória, sujeito à lotação do espaço.
Na palestra, o autor de Torto Arado apresentará a relação do homem com o território, por meio da literatura, abordando temas relevantes em nosso país como questões sociais, conflitos de terra e a luta pela sobrevivência, de forma tão viva quanto a realidade.
A reflexão sobre esta perspectiva lançará luz sobre os diálogos que ocorrem entre realidade e ficção. Nesse contexto, a obra de Itamar Vieira Junior evidencia como a terra não é apenas um espaço físico, mas também um elemento simbólico que estrutura identidades, relações de poder e memórias coletivas. Ao retratar comunidades rurais marcadas pela desigualdade, o autor revela vozes historicamente silenciadas, aproximando o leitor de experiências que, embora particulares, refletem questões estruturais do Brasil. Assim, a ficção torna-se um meio de acesso a realidades invisibilizadas, promovendo empatia e reconhecimento.
Além disso, ao transitar entre o real e o ficcional, a narrativa constrói pontes que permitem ao leitor compreender que as histórias narradas não estão distantes de sua própria vivência. A literatura, nesse sentido, atua como um espelho social, capaz de provocar reflexão e transformação. Dessa forma, ao mergulhar nas obras que compõem a “trilogia da terra”, o leitor não apenas observa o outro, mas também se reconhece, rompendo barreiras e ampliando sua compreensão sobre o mundo que o cerca.
Sobre o autor
Vencedor de prêmios no Brasil e no exterior, além de ser o primeiro brasileiro finalista do prestigiado International Booker Prize, Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia (1979). Geógrafo de formação, é doutor em estudos étnicos africanos pela Universidade Federal da Bahia. É também autor da coletânea de contos Doramar ou a Odisseia, do infantil Chupim (Prêmio FNLIJ Ofelia Fontes – Melhor livro para criança 2025), e dos romances Coração sem medo (2025), Salvar o fogo (Prêmio Jabuti 2024) e Torto arado (Prêmio LeYa 2018, Prêmios Jabuti e Oceanos 2020; Prêmio Montluc Résistance et Liberté 2024, Shortlist International Booker Prize 2024). Esse último se tornou um dos maiores sucessos — de crítica e de público — da literatura brasileira nas últimas décadas, sendo traduzido para mais de trinta idiomas. Torto arado inspirou adaptações para o teatro e um musical.
Circuito Sesc de Literatura: conectando leitores e histórias
O Circuito Sesc de Literatura é um projeto itinerante no Estado do Espírito Santo de caráter cultural e educacional que visa incentivar o hábito da leitura, promover o acesso à literatura e valorizar autores locais e nacionais. Por meio de encontros itinerantes, rodas de leitura, oficinas, atividade formativas e interativas, o projeto busca aproximar a comunidade do universo literário de forma dinâmica e inclusiva, dialogando com as diretrizes do Sesc-ES ao promover democratização do acesso à cultura, formação de público e valorização das identidades locais.
Sesc Espírito Santo se torna referência nacional como Centro Difusor de Leitura
O Sesc Espírito Santo assume um papel de destaque no cenário nacional ao ser escolhido como Centro Difusor de Leitura da Região Sudeste, integrando o seleto grupo de cinco centros difusores do programa Sesc Leitura Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo Departamento Nacional (DN) do Sesc por equipes das áreas de Cultura e Educação, tem como objetivo impulsionar práticas leitoras em todo o país e fortalecer políticas públicas e institucionais voltadas ao acesso à leitura.
Como Centro Difusor de Leitura, as unidades do Sesc-ES se tornam um polo dinâmico, vivo e propositivo, que vai além da disseminação da leitura. Seu objetivo é formar novos leitores, fortalecer a relação da comunidade com a leitura, a escrita, a oralidade e o acesso à informação. Compreendido como uma instituição articuladora, formativa e de fomento, o Centro atua dentro de um ecossistema integrado, conectando escolas, bibliotecas e espaços culturais.
Palestra com Itamar Vieira Júnior – Circuito Sesc de Literatura
Data: 4 de julho, sábado
Horário: às 18h
Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Vitória – ES
Bilheteria: funcionamento de quarta-feira a sábado, das 10h às 20h
Telefone: (27) 3232-4765 | 4777 | 4773

Sesc Glória. Foto: Sesc-ES.

