
Roberta Couto Carvalho, bibliotecária do Sesc Colatina.
Roberta Couto participou do Prêmio Sesc MediAção de Leitura com o projeto Capixabinhas, formação cultural sobre o Espírito Santo voltado para estudantes de 9 a 11 anos
O Sesc Colatina ganhou destaque no cenário nacional da Rede Sesc. A bibliotecária Roberta Couto, que atua no Sesc-ES há 11 anos, foi reconhecida com uma Menção Honrosa pelo projeto “Capixabinhas”, que introduz a história e a literatura do Espírito Santo para estudantes de 9 a 11 anos por meio de vivências culturais na biblioteca da unidade.
O reconhecimento veio através do Prêmio Sesc MediAção de Leitura, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc que busca valorizar e dar visibilidade ao trabalho das equipes e profissionais que promovem a leitura na instituição. A premiação contempla ações nas áreas de educação, bibliotecas e espaços culturais, reafirmando o compromisso com a formação de novos leitores.
“Soube do Prêmio Sesc MediAção de Leitura através de um convite enviado pela Gerência de Cultura do Departamento Nacional, compartilhado por e-mail pela programadora de Biblioteca, Bianca”, contou Roberta, que decidiu colocar a ideia em prática depois de um incentivo da Gerência da unidade.
“No ano passado, meu gerente Eduardo me desafiou a criar um projeto inovador para a nossa unidade, e foi a partir desse incentivo que coloquei o Capixabinhas no papel”, finaliza a bibliotecária sobre o surgimento da iniciativa.
O projeto foi idealizado em 2025 e começou a ser desenvolvido em março de 2026. Desde então, já promoveu um bate-papo com a escritora e artista plástica Andréa Espíndula, oportunidade na qual os estudantes puderam conhecer suas obras, que abordam diferentes cidades do Espírito Santo e valorizam a cultura capixaba.
Segundo a idealizadora do projeto, a iniciativa busca incentivar o resgate e o registro da memória cultural do estado.
“Atualmente, escritores e artistas têm se dedicado ao registro da memória e da cultura local por meio de livros, apresentações artísticas e diversas produções culturais. Por meio do projeto, esses artistas podem compartilhar com as crianças seus conhecimentos e vivências por meio de contações de histórias, bate-papos e outras ações culturais, além de despertar nelas o interesse pela leitura através de suas obras publicadas”, explicou Roberta.
Para a bibliotecária, ver o impacto do projeto ir além das fronteiras do município e alcançar o reconhecimento nacional é a validação de um trabalho feito com propósito e dedicação.
“Foi incrível!! Estou imensamente emocionada e feliz por ter recebido a menção honrosa do Prêmio Sesc de Mediação de Leitura. É muito gratificante saber que o Capixabinhas, entre tantos projetos, foi reconhecido pela equipe técnica do Departamento Nacional, por profissionais tão competentes e que tanto admiro. Pensar que o nome do projeto, por meio da menção, está sendo conhecido em todo o Brasil também é motivo de grande alegria! Receber essa menção honrosa me deixa ainda mais motivada a continuar acreditando no projeto e no propósito dele”.
Sesc-ES como Centro Difusor de Leitura
O Sesc Espírito Santo assume um papel de destaque no cenário nacional ao ser escolhido como Centro Difusor de Leitura da Região Sudeste, integrando o seleto grupo de cinco centros difusores do programa Sesc Leitura Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo Departamento Nacional (DN) do Sesc por equipes das áreas de Cultura e Educação, tem como objetivo impulsionar práticas leitoras em todo o país e fortalecer políticas públicas e institucionais voltadas ao acesso à leitura.
Para o diretor de Programas Sociais do Sesc-ES, Romulo Gomes, a instituição amplia seu alcance e potencializa seu impacto social ao articular suas unidades, sejam elas culturais, educacionais ou hoteleiras.
Tornar-se referência nacional nesse campo, segundo o diretor, não é apenas uma ambição institucional, mas um compromisso com o desenvolvimento humano, com a educação e com a cultura como direitos fundamentais.
“Quando falamos em transformar o Sesc-ES em um centro irradiador de práticas leitoras, estamos falando de ampliar repertórios, fortalecer o pensamento crítico e contribuir diretamente para a formação cidadã da nossa população. Promover a leitura, hoje, é mais do que incentivar o contato com o livro. É criar condições de acesso, mediação qualificada e experiências significativas que despertem o interesse e estabeleçam vínculos duradouros com o universo literário. É também disputar a atenção em um contexto marcado por múltiplos estímulos e pela predominância das linguagens digitais”, afirma.
Sesc-ES – Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br | (27) 3232-3117
Amanda Monteiro: amanda.monteiro@es.sesc.com.br
Fernanda Gomes: fernanda.gomes@es.sesc.com.br
Victória Araujo: victoria.araujo@es.sesc.com.br
