
Alunos do Sesc 60+ em Linhares. Foto: Divulgação.
Ação realizada na unidade de Linhares, em parceria com o Senac, capacitou idosos para o uso de tecnologias digitais
Os participantes do programa Sesc 60+ em Linhares participaram recentemente de uma oficina de fotografia realizada em parceria com o Senac. A iniciativa partiu do interesse dos próprios alunos, que demonstraram o desejo de aprimorar o uso de dispositivos móveis.
Com foco na convivência social e no fortalecimento de vínculos, o Sesc 60+ promove ações educativas e culturais, como palestras, oficinas e passeios. Entre as atividades de destaque estão as visitas ao Sesc Glória e a participação na Caravana Sesc, que contou com o curso do Senac intitulado “Luz, olhar, movimento, narrativa e sensibilidade”.
Esta foi a primeira formação técnica em parceria entre as duas instituições desde o lançamento do programa, em setembro de 2025. Desde sua criação, o Sesc 60+ já alcançou 960 pessoas em quatro unidades: Vila Velha, Linhares, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. Ao final da capacitação, os alunos receberam certificados com carga horária de 12 horas.
A oficina foi ministrada pelo fotógrafo Jeck Sant’ana, que teve sua primeira experiência ensinando o público idoso. “Foi uma experiência incrível. O ponto que mais me chamou atenção foi o interesse dos alunos. Eles perguntavam, prestavam atenção e se dedicavam. Conseguimos ver a evolução de todos os alunos”.

Alunos recebem fotos profissionais. Foto: Jeck Sant’ana.
Durante o curso, o grupo aprendeu conceitos de iluminação, ângulo, perspectiva e configurações da câmera do celular. Para Sant’ana, o propósito central foi conferir autonomia aos participantes: “Queria que eles tivessem liberdade para produzir fotos e vídeos, tendo mais interatividade com a tecnologia. Percebemos que muitos não utilizavam os recursos por falta de alguém que os ensinasse”.
Outro assunto da oficina foi a autoestima das pessoas idosas. Segundo a OMS, o isolamento social e a solidão, que afetam cerca de um quarto dos idosos, são fatores de risco importantes para problemas de saúde mental na terceira idade. Pensando nisso, os alunos foram presenteados com um ensaio fotográfico ao fim da oficina, uma iniciativa do Jeck Sant’ana.
“A ideia surgiu desde o início, mas foi se intensificando durante o curso, porque eu notava que os alunos tinham uma carência emocional. Então presenteá-los com o ensaio fotográfico foi uma forma de fazer com que eles tivessem autoestima, orgulho, e que o novo não era um limitador para eles. Uma prova de que eles são capazes de se reinventar, aprender coisas novas e se destacar”, comenta.
Sobre o Sesc 60+
O programa busca promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas por meio de ações coletivas que fortalecem vínculos comunitários. Atualmente, a iniciativa oferece 960 vagas distribuídas nas unidades de Vila Velha, Linhares, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. Em apenas quatro meses, o projeto já registrou 6.126 atendimentos, sendo que 72% dos inscritos nunca haviam frequentado o Sesc anteriormente.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento da ficha de pré-cadastro, disponível aqui. O preenchimento correto e completo da ficha é condição obrigatória para análise da inscrição.
Para efetivar a inscrição, o idoso ou seu representante legal deverá apresentar os seguintes documentos originais:
- Ficha de pré-cadastramento preenchida;
- Documento de identidade e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda (se houver);
- Credencial Sesc (se houver).
Durante o período de inscrições, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, profissionais habilitados estarão disponíveis nas unidades do Sesc para auxiliar no preenchimento da ficha, especialmente para pessoas com dificuldades no uso de meios digitais.
Leia mais:
Confira alguns registros da oficina:
Atendimento à imprensa
Sesc-ES – Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117





























































