Last Updated on 15 de setembro de 2021 by Comunicacao Sesc
15º Festival Sérgio Sampaio
Especial Velho Bandido
A edição comemorativa de quinze anos do Festival Sérgio Sampaio traz uma programação especial: um show gravado no palco do Teatro Glória, do Centro Cultural Sesc Glória, com estreia nos canais do Festival e do Clube Capixaba do Vinil no Youtube, na página do Sesc Glória no Facebook e na TVE Espírito Santo, no dia 16 de setembro de 2021, às 19h.
No palco do Glória, o Duo Zebedeu (Fábio do Carmo e Júlio Santos) reúne-se a um eclético quarteto de intérpretes da nossa terra: André Prando, Caju, Dan Abranches e Julia Nali. Assim, a obra do Velho bandido vai ser visitada em diversos momentos do seu processo evolutivo por jovens capixabas com arranjos do experiente duo, desenhando um retrato histórico do “poeta do riso e da dor”. Teremos ainda como brinde a participação de um grupo especial formado por integrantes da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. A Oses, com todos os seus integrantes e sob a direção do maestro Helder Trefzger, já abrilhantou a 12ª edição do FSS em 2018, numa noite histórica. A orquestra capixaba, volta agora, com um pequeno grupo de alto nível, para nos honrar com a sua presença nesta edição Especial que estamos dedicando à memória de Hélio Sampaio, Helinho, irmão de Sérgio, que nos deixou recentemente e que foi sempre um apoiador e amigo do Festival.
A cereja do bolo vai ser uma generosa “canja” de Zeca Baleiro: o sempre solícito cantor e compositor maranhense passa rapidinho pra dar o seu salve aos sampaiófilos de todo o Brasil, sempre atentos e vibrantes.
Uma data histórica
Desde a sua criação em 2007, o FSS foi realizado em torno do dia 13 de abril, data do nascimento de Sérgio. Com a impossibilidade de manutenção dessa data diante das circunstâncias impostas pela pandemia, surgiu outra efeméride de tamanha importância na história do Velho bandido: 16 de setembro.
Neste dia no ano de 1972, Sampaio lançava para todo o Brasil essa canção que se transformaria num hino nacional daquele momento cruelmente histórico do país: Eu quero é botar meu bloco na rua. Nós, sampaiófilos, sabemos que a obra de Sérgio é muito maior do que o Bloco, mas sabemos também que naquele 16 de setembro, no Maracanãzinho lotado para o VII Festival Internacional da Canção, Sérgio Sampaio escrevia em definitivo o seu nome na história da Música Brasileira. Por isso acreditamos que a contingência acabou nos oferecendo um brinde conjunto pelos 15 anos do FSS e pelos 49 anos do Bloco.
Calendário musical brasileiro
O objetivo central do Festival, desde sua primeira edição é o de resgatar e divulgar a obra deste grande cantor e compositor capixaba. Acreditamos que o momento maduro em que o festival se encontra – completando sua décima quinta edição ininterrupta, aliado à abrangência da história e da criação musical do nosso homenageado, confere ao Espírito Santo a possibilidade de realizar um evento de repercussão nacional, inserindo-nos no calendário cultural do país. Um dos nossos principais desafios ao pensar formato e curadoria foi garantir a não interrupção do já tradicional festival e, ao mesmo tempo, estar sensível ao contexto delicado em que vivemos. Ainda que haja previsão de retomada dos espaços culturais, optamos por uma programação que não oferecesse perigo ao seu público e colaboradores.
O 15o Festival Sérgio Sampaio é uma realização do Clube Capixaba do Vinil e do Centro Cultural Sesc-Glória, com produção da FiNA, co-produção da TV Educativa –ES, e apoio da MP publicidade, Chroma Audiovisual, da Oses e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo – Secult-ES.
Todo o nosso público poderá participar da rede nacional de combate à fome e desperdício de alimentos do Programa Mesa Brasil Sesc para redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. A contribuição durante todo o festival poderá ser feita através de QRCode na tela.
Serviço:
15º Festival Sérgio Sampaio – Especial Velho Bandido
Quando: 16 set 2021
Horário: das 19h às 20h30
Onde: no Youtube nos canais do Festival Sérgio Sampaio e do Clube Capixaba do Vinil, na página do Sesc Glória no Facebook e TVE ES, TV aberta (show gravado no teatro do Centro Cultural Sesc Glória, no dia 27 agosto. 2021)
Mais informações:
FiNA @finaprodutora
www.finaprodutora.com.br
Fernanda Nali
Clube Capixaba do Vinil
Gilson Soares
André Prando