Last Updated on 1 de outubro de 2024 by Comunicacao Sesc
No dia 27 de setembro, o Centro Cultural Sesc Glória celebrou uma década de existência e relevância no cenário cultural capixaba e nacional
O diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato; a gerente de Cultura do Sesc-ES, Renata Weixter; e José Carlos Bergamin, vice-presidente da Fecomércio-ES, representando o presidente Idalberto Moro, foram os anfitriões da noite.
A programação especial começou com uma recepção no hall e foyer do Centro Cultural, com o saxofonista João Vinícius. Em seguida, os visitantes participaram da abertura das exposições fotográficas “Memória Fotográfica da Baía de Vitória” e “A Era da Imagem Analógica”, ambas com curadoria de Paulo de Barros.
A noite contou ainda com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob regência de Gabriel Rhein-Schirato, e de Melina Mulazani no Sonora Brasil, de forma a exaltar todo o potencial do Sesc Glória nas diversas expressões culturais, erudita e popular.
A festa seguiu com bolo, parabéns e muita música sob o comando de Nano Vianna, no terraço panorâmico.
Saiba mais sobre o Sesc Glória
Localizado no Centro de Vitória, o espaço é um símbolo do renascimento do coração da cidade, consolidando-se como um dos principais centros culturais do país. O prédio, inaugurado em 1932, foi o primeiro da cidade a ter cinco andares, sendo na época o mais alto de Vitória. Originalmente, funcionava como CineTheatro Glória, onde ocorreu a primeira exibição de cinema registrada no Espírito Santo, operando tanto como teatro quanto cinema por muitos anos.
Com uma arquitetura em estilo eclético, combinando elementos neoclássicos e art déco, o edifício chama a atenção na paisagem urbana do Centro de Vitória. Mantido pelo SESC e pela Fecomércio/ES, o Sesc Glória preserva sua fachada original de 1932, projetada pelo engenheiro alemão Ricardo Wright, mas seu interior foi reformado e adaptado para servir como um moderno equipamento cultural.
Hoje, o Sesc Glória é um patrimônio da cultura capixaba, oferecendo uma diversidade de manifestações artísticas, como música, teatro, dança, cinema, exposições e literatura.
Entre os espaços do centro cultural estão:
- O Teatro Glória, com capacidade para 650 pessoas;
- O Teatro Virgínia Tamanini, com 80 lugares;
- Uma biblioteca especializada em arte e cultura, com mais de 7 mil títulos;
- Duas salas de cinema;
- Espaços expositivos nos pavimentos 1 e 4;
- Laboratório multimídia;
- Arena acusmática;
- Estúdio de gravação;
- Ateliê de artes visuais;
- Sala de dança;
- Salas de aula e de reuniões.
Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom) – Sesc-ES
📩 ascom@es.sesc.com.br | 📞 (27) 3232-3117 | 📱 (27) 99834-2877