“Joaquim” será exibido nesta sexta (10) em comemoração dos 10 anos do CineSesc

O CineSesc completa uma década de existência e inicia a temporada de 2018 levando ao público a obra de um dos mais celebrados nomes da sétima arte: Ingmar Bergman. A Mostra O Lobo à Espreita, uma homenagem ao centenário do cineasta, faz parte do acervo que circulará pelo país, junto com outras renomadas produções, como o filme Joaquim, do diretor Marcelo Gomes, que abre a programação comemorativa no dia 10 de agosto, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória (ES).

“O objetivo é apresentar um panorama da produção cinematográfica contemporânea mundial. Realizado por meio de mostras temáticas em todo o país, com exibições gratuitas, sempre homenageia um diretor ou movimento estético que tenha contribuído para o desenvolvimento do cinema mundial”, destaca Marco Aurélio Fialho, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Entre os selecionados do CineSesc este ano estão os premiados  “Era o Hotel Cambridge” (melhor filme na 40º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2016 e melhor filme/melhor montagem/Prêmio da Crítica no Festival Internacional do Rio de Janeiro 2016);  “O desejo da minha alma” (melhor filme na seção Geração Kplus do Festival de Berlim 2014); “Fátima” (vencedor do César 2016 — o mais importante prêmio do cinema francês);  além de “Tangerine”, destaque na mídia por ter sido filmado inteiramente com smartphones e premiado no Festival do Rio com o troféu Felix de melhor filme; e “Com amor, Van Gogh”, que disputou o Oscar de melhor animação em 2018.

“Ao serem inseridos no acervo do CineSesc, os filmes podem ser assistidos por uma quantidade muito maior de pessoas. E a realização de debates em quase todas as sessões amplia as possibilidades de reflexão sobre cada obra”, reforça Fialho.

O Sesc atua para promover a democratização da cultura. Por meio do CineSesc, a instituição fortalece o segmento de distribuidoras de filmes que têm conteúdos com qualidade, mas que não encontram espaço no mercado exibidor.  A equipe audiovisual preconiza o incentivo ao elo mais frágil da cadeia de distribuição de filmes: as pequenas e médias distribuidoras. “O mercado de cinema do Brasil é dominado por um pequeno grupo de empresas distribuidoras, e isso se reflete no lançamento dos filmes em grandes circuitos comerciais, que chegam a ocupar mais de 50% das salas de exibição na semana de estreia. O CineSesc se propõe a priorizar justamente os conteúdos com pouco espaço de distribuição, interferindo de forma relevante neste contexto”, conclui o analista de cultura.

Centenário de Ingmar Bergman

Neste ano, o cineasta sueco Ingmar Bergman completaria cem anos. Filho de um pastor luterano, teve uma educação rigorosa e autoritária que marcou significativamente sua trajetória como homem e artista, contribuindo para que se tornasse um dos grandes ícones, não só do cinema como da cultura mundial do século 20.

Além de cineasta, Bergman foi diretor de teatro, diretor de companhia teatral e de filmes feitos para a televisão. Seu legado para as artes é inquestionável e a profundidade de seus filmes reconhecida inclusive pelos críticos mais exigentes.

Da mostra do Sesc fazem parte nove títulos da extensa filmografia de Ingmar Bergman: “O Sétimo Selo (1956), Morangos Silvestres (1957), Persona (1966), A Hora do Lobo (1968), Vergonha (1968), Face a face (1976), Sonata de Outono (1978), Fanny & Alexander (1982) e Na Presença de um Palhaço (1997).

 

EVENTO COMEMORATIVO CINESESC 10 ANOS

Dia 10/08 – Sexta

18h às 19h30 – Cerimônia de abertura do CineSesc 10 anos, no 4º andar.

19h45 – Exibição do filme – Joaquim, do diretor Marcelo Gomes, no 2º andar, na Sala de Cinema. Clas: 14 anos.

Local: Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória – ES

 

INÍCIO DA MOSTRA “O LOBO À ESPREITA” DE INGMAR BERGMAN

Dia 11/08 – Sábado

17h – Performance do Grupo Z de Teatro, especialmente elaborada para o evento do Sesc, baseado no filme “O Sétimo Selo”, com início na praça Ubaldo Ramalhete passando pela rua Sete, Praça Costa Pereira, Centro Cultural Sesc Glória e o encerramento na sala do CineSesc Glória.

18h20 – Exibição do filme “O Sétimo Selo”

20h – Debate com Marco Aurélio Fialho – analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc e Alexandre Curtiss – professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sobre o filme exibido e a obra do diretor homenageado.

A Mostra O Lobo à Espreita  terá exibições até o dia 31 de agosto. Confira a programação no site http://sesc-es.com.br/event/mostra-de-cinema-o-lobo-a-espreita/

 

TEXTO:
CDN Comunicação 

André Sant´Anna I Fátima Gomes

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do Centro Cultural Sesc Glória

Gabriela Galvão

Tel: 3232.4756