Brinquedos artesanais são tema de exposição em cartaz no Sesc Glória

Brinquedos feitos por artesãos de diferentes regiões do país fazem parte da “Exposição Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos” em cartaz no Espaço Expositivo Carlo Crepaz do Centro Cultural Sesc Glória, de 06 de novembro a 16 de dezembro. Visitar a mostra será um convite ao brincar, às memórias de infância e ao universo do brinquedo artesanal brasileiro. A exposição idealizada como parte de um projeto educativo do Serviço Social do Comércio (SESC) visa à valorização do brinquedo artesanal e tem como propósito inspirar práticas criativas de construção de brinquedos pelos professores, pelas crianças e pela comunidade educativa. Além disso, deve proporcionar experiências sensíveis, já que dificilmente esse acervo lúdico chega às escolas, pois muitas costumam optar por brinquedos industrializados.

A abertura oficial da exposição acontecerá na terça-feira (06), às 19h30. Já a visitação aberta ao público será a partir de quarta-feira (07), das 11h às 20h. Ao percorrer a mostra, é possível constatar que o Brasil tem uma riqueza de brinquedos artesanais proporcional à sua extensão territorial. Aberta ao público de todas as idades, a exposição é composta por mamulengos, brinquedos de miriti, brinquedos de lata, de folha de flandres, panelinhas de barro, bichinhos de balata, bonecas de pano, petecas de palha ou buriti e tantos outros brinquedos instigantes à imaginação infantil. Além da variedade de brinquedos, outro fator que chama a atenção é a diversidade de materiais, texturas, cores, cheiros e a especial qualidade de trazer fortemente marcas de quem os produziu.

Com a preocupação de que os brinquedos artesanais não virem peças em extinção nas escolas brasileiras e possam somar qualidade ao brincar das crianças, o Serviço Social do Comércio (Sesc), instituição que tem a Educação como um dos seus campos de atuação, reconheceu a necessidade de trazer essa inovadora discussão para o âmbito da educação infantil e organizou a mostra que tem circulado os regionais do Sesc de todo o país.

Palestra

Na quarta-feira (07), a curadora da exposição Adriana Klisys ministrará a palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a cria-los?” das 10h às 12h, na Sala da Palavra, no Centro cultural Sesc Glória. Na ocasião abordará questões como: com quantos brinquedos se faz uma brincadeira? Artesanais ou industriais?. Para participar, basta registrar a inscrição acessando o link bit.ly/brinquedosescgloria. Serão disponibilizadas 60 vagas.

Ainda no dia 07 de novembro, das 14h às 18horas, será ministrada por Adriana Klisys a oficina “Materiais de largo alcance”, no Ateliê de Artes Visuais. As inscrições poderão ser feitas no link bit.ly/brinquedosescgloria. O “Brinquedos de largo alcance”, termo cunhado pelo psicólogo Leontiev, são feitos de materiais simples, como retalhos de tecidos, pedaços de madeira, carretéis etc., com muita imaginação e criatividade.  Durante a oficina serão utilizadas diversas maneiras e materiais para produzir brinquedos e, assim, agregar diferentes significados. Serão oferecidas 25 vagas.

Curadoria

Adriana Klisys é curadora da exposição, pesquisadora de jogos, brinquedos e brincadeiras, autora de livros como “Quer jogar?” (editora Sesc), “Ciência, arte e jogo (editora Peirópolis) e diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, empresa de consultoria em educação e cultura.

Visitação

A visitação será aberta ao público de terça a sexta-feira, das 11h às 20h (exceto feriados). Aos sábados e domingos, das 11h às 19h. Grupos e escolas da rede pública e particular e instituições de ensino formal e não-formal interessadas em conhecer a mostra devem agendar a visita por meio do endereço online bit.ly/brasilsescgloria, que terá início no dia 08 de novembro. Estas visitas visam aproximar professores, estudantes e interessados de diversas faixas etárias da temática da exposição.

SERVIÇO:

Exposição Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos  

curadoria de Adriana Klisys   I Clas: Livre

Abertura oficial: 6 de novembro, terça-feira, às 19h30. Nesta data não haverá visitação antes deste horário.

Visitação aberta ao público: 07 de novembro (quarta-feira) a 16 de dezembro (domingo)

Horários de visitação:

Terça a sexta, das 11h às 20h;

Sábado e domingo, das 11h às 19h (exceto feriados)

Espaço Expositivo Carlo Crepaz | Visitação: gratuita

 

PROGRAMAÇÃO:

Palestra | Exposição Brinquedos do Brasil 

“Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”

  com a curadora Adriana Klisys

7 de novembro, quarta-feira, das 10h às 12h I Clas: 18 anos

Vagas: 60

Inscrições e mais informações: bit.ly/brinquedosescgloria

Atividade gratuita com certificado de participação

Sala da Palavra, 4º pavimento

Com quantos brinquedos se faz uma brincadeira? Brinquedos prontos ou inventados pelas crianças? Artesanais ou industriais? E os feitos de natureza? São muitas as questões quando o assunto é o brincar, talvez o verbo mais conjugado na infância – de todos os tempos e lugares.

Adriana Klisys é curadora da exposição, pesquisadora de jogos, brinquedos e brincadeiras, autora de livros como “Quer jogar?” (editora Sesc), “Ciência, arte e jogo” (editora Peirópolis), e diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, empresa de consultoria em educação e cultura.

 

Oficina | Exposição Brinquedos do Brasil  

“Materiais de largo alcance”

  com a curadora Adriana Klisys  I Clas: 18 anos

7 de novembro, quarta-feira, das 14h às 18h

Vagas: 25

Inscrições e mais informações: bit.ly/brinquedosescgloria

Atividade gratuita com certificado de participação

Ateliê de Artes Visuais, 1º pavimento

“Brinquedos de largo alcance”, termo cunhado pelo psicólogo Leontiev, são feitos de materiais simples, como retalhos de tecidos, pedaços de madeira, carretéis etc., com muita imaginação e criatividade. Podem ser utilizados de diversas maneiras e, assim, agregar diferentes significados.

Adriana Klisys é curadora da exposição e pesquisadora de jogos, brinquedos e brincadeiras, autora de livros como “Quer jogar?” (editora Sesc), “Ciência, arte e jogo” (editora Peirópolis), e diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, empresa de consultoria em educação e cultura.

 

Visitas mediadas | Exposição Brinquedos do Brasil     Clas: Livre

De 8 de novembro, quinta-feira, a 16 de dezembro, domingo

Espaço Expositivo Levino Fanzeres | Visitação: gratuita

Agendamento de escolas e grupos: bit.ly/brasilsescgloria

Visitas mediadas gratuitas à exposição para escolas das redes pública e particular, e instituições de ensino formal e não-formal. As visitas visam aproximar professores, estudantes e interessados de diversas faixas etárias à temática da exposição. Solicite uma visita mediada à equipe do Programa Educativo!