Sesc quer se tornar referência em educação em todo o Estado e reúne professores para debater estratégias

Um total de 277 profissionais da educação do Sesc/ES participam da “1ª Semana Pedagógica de 2023”, discutindo temas voltados para inovação, tecnologia, competências socioemocionais e planejamento. No Sesc Glória, em Vitória, estão reunidos professores e diretores das unidades de ensino de e Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim. Virtualmente, diretamente de suas respectivas escolas participaram educadores de Linhares, Colatina, Aracruz em São Mateus. A abertura foi feita pelo diretor-regional do Sesc/ES, Bruno Negris. Ele destacou que a estratégia é tornar o Sesc referência em educação. 

“Transformar vidas pela educação é o caminho. Estamos aprimorando a gestão para avançar na excelência de nossas atividades pedagógicas e de nossas unidades escolares. Vamos fazer de tudo para que nossa educação seja reconhecida, valorizada, em todo o Estado. É o que vamos transmitir aqui durante essa semana pedagógica”, frisou Negris.

Para isso, acrescentou, a gestão do Sesc está realizando um trabalho sistêmico de análise de dados, por meio da plataforma BI (sistema de inteligência de negócios que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios).  

“Ao fazermos análise de acompanhamento de dados, estaremos sempre presentes nas unidades estudando números, para evitar possíveis falhas. Assim, com relatórios gerenciais, teremos dados consolidados. Por isso, estamos investindo fortemente em tecnologia da informação. É uma gestão organizada, profissional, compartilhando informações, dados, para que possamos melhorar as nossas performances e termos educação de excelência”, enfatizou. 

A abertura contou com a presença do diretor regional, Bruno Negris

A reunião também contou com a participação do gerente de Educação, Saúde e Assistência, Sergio Martins, da coordenadora de Educação, Tatiana Barcellos, o coordenador de Assistência Social, Wallace Valente, além das analistas do Departamento Nacional do Sesc Anna Paula Jannuzzi Gasparri e Marta Cristina Gomes do Nascimento. 

“Nossas escolas são muitos boas em infraestrutura e, também, em nas propostas pedagógicas. Temos um diferencial. Somos uma rede. Temos escolas em setes municípios capixabas e unidades em todo o país, que integram a educação do Sesc. Temos que usar esse poder de interagir de integrar. Existem várias estratégias quem podem ser compartilhadas. Vamos chegar melhores em 2024.. Podemos e temos condições de fazer isso”, frisou o gerente de Educação do Sesc/ES. 

A primeira oficina do dia foi sobre gamificação (uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos), ministrada por Aldiney Silva, Lider de Desenvolvimento de Produto da Educamos SM.  

A semana pedagógica termina nesta sexta-feira (27). Confira fotos da abertura, realizada no Sesc Glória, em Vitória. 

 

Compartilhar