O Sesc Glória será palco do maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo. O 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) será realizado, de 18 a 23 de setembro, e apresentará 98 filmes selecionados, sendo 93 curtas e cinco longas-metragens, que mostram um recorde da produção brasileira contemporânea. A entrada é gratuita.
As produções concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias e, neste ano, os curtas-metragens também disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas. O objetivo é estimular a nova geração de cineastas. Quem ganhar receberá o Troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil, além de ir para a grade da programação do canal.
“É sempre um desafio e, ao mesmo tempo, um imenso prazer exibir curtas e longas-metragens que falam sobre as múltiplas realidades brasileiras, através do talento dos nossos realizadores e de suas equipes. Essa seleção conta com o olhar sempre cuidadoso da curadoria do Festival, formada por profissionais com relação estreita com a produção cinematográfica brasileira, e está sempre atenta ao potencial criativo de novos e longevos profissionais e suas obras que encantam, divertem e surpreendem nosso público”, afirma a diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus.
Homenagens
Natural de Cariacica, a poeta, atriz, intérprete, jornalista e professora Elisa Lucinda será a Homenageada Nacional do 30º Festival de Cinema de Vitória e receberá o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, publicação inédita e biográfica, assinada pelos jornalistas Lais de Mello Rocio, Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que trata da sua vida e trajetória profissional.
A Cerimônia de Homenagem acontece no dia 21 de setembro (quinta-feira), às 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória, e a Coletiva de Imprensa, que marca o lançamento do Caderno da Homenageada, acontece às 15 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi.
“Estou me sentindo tão importante sendo homenageada no Festival de Cinema da minha terra. Sempre quis ser um orgulho capixaba. Não adianta nada fazer sucesso no mundo inteiro sem o aplauso da mãe da gente, sem o amor da aldeia”, afirmou a artista.
Formações
As atividades de formação também estarão em foco no Festival de Cinema de Vitória. A programação deste ano inclui três atividades. Uma delas é o Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros, com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano, que é aberto ao público, nos dias 19 e 20 de setembro, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi. As vagas são limitadas. Para se inscrever, não é necessário nenhum pré-requisito, e a seleção é por ordem de inscrição.
Já os workshops Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares; e O Processo Cinematográfico, com Luiz Carlos Lacerda, são destinados aos alunos das instituições de ensino parceiras, Faesa – Centro Universitário e (CEET) Vasco Coutinho.
Inscrições
Para o evento, o Festival recebeu inscrições entre os dias 06 de março e 10 de abril de 2023, em formato online, que bateram recorde: foram 1.226, vindas de todas as regiões do Brasil, sendo 1.014 curtas-metragens e 212 longas-metragens.
A programação está recheada, com exibições nas mostras competitivas, lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Além do Sesc Glória, as atrações também vão acontecer no Cine Metrópolis (Ufes) e no Hotel Senac Ilha do Boi. Confira aqui a programação do evento e divirta-se!
30º Festival de Cinema de Vitória
Data: 18 a 23 de setembro
Locais: Sesc Glória, Cine Metrópolis (Ufes) e Hotel Senac Ilha do Boi
Programação: Confira aqui as atividades do Festival
Ingressos: entrada gratuita