Janeiro chegou e trouxe um alerta para você: cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar do bem-estar físico.
Pensando nisso, o primeiro mês do ano é dedicado à discussão de dois temas muito importantes: saúde mental e os cuidados contra a hanseníase – esse é o Janeiro Branco e Roxo.
A cor roxa chama atenção para a prevenção e tratamento contra a doença infectocontagiosa que é transmitida por contato com secreções de pacientes sem tratamento. Se diagnosticada de forma precoce, é possível evitar complicações nos principais locais em que ela afeta, como pele, olhos e nervos periféricos.
Sinais de alerta
Os primeiros sinais da doença são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo. Em geral, o local afetado não apresenta sensibilidade ao calor, frio ou toque. Além disso, podem aparecer caroços, placas ou inchaços na pele.
Ao entrar em contato com o organismo, a hanseníase pode afetar o sistema imunológico de forma rápida ou ficar adormecida por um período de até sete anos.
O diagnóstico precoce tem um papel importante para evitar o agravamento da doença. Por isso, acompanhamento médico e avaliação clínica devem ser realizados de forma rotineira.
Quem cuida da mente, cuida da vida!
Outro tema em foco durante o mês é a saúde mental – vamos falar um pouco sobre o Janeiro Branco? Aproveitando o início de um novo ano a data, criada em 2014, busca chamar atenção para questões e necessidades relacionadas à saúde mental.
Em um mundo cada vez mais agitado, com rápidas mudanças, muito estímulo e ansiedade, cuidar da saúde emocional se mostra cada vez mais importante.
A ação tem como objetivo alertar para a necessidade de desenvolver – por parte do poder público e sociedade – políticas públicas e orientações didáticas voltadas para a promoção da saúde mental. O intuito é construir uma cultura de debates e atividades relacionadas ao tema.
E aí, vamos em busca de uma saúde mental e física mais equilibrada?
Share This Post