Empresários associados à Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) visitaram, na manhã dessa sexta-feira (13), a sede do Sesc Mesa Brasil, programa de assistência do Sesc/ES que visa promover o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades. Eles puderam conhecer in loco como é realizada a seleção e distribuição de alimentos próprios para o consumo, mas que estão fora dos padrões de comercialização. Essa ação viabiliza a complementação de refeições fornecidas a entidades sociais, beneficiando centenas de famílias em todo o Brasil. No Espírito Santo, em 2022, 145 instituições sociais estão cadastradas, e distribuídos 1.363.874 quilos de alimentos.

A sede do Sesc Mesa Brasil fica no bairro Vila Capixaba, em Cariacica. A visita foi conduzida pelo diretor-regional do Sesc/ES, Bruno Negris, e o vice-presidente do Sistema Fecomércio – Sesc e Senac –, Luiz Coelho Coutinho (Extrabom Supermercados), além da gerente de Educação, Saúde e Assistência, Fabiana da Silva, a coordenadora do Mesa Brasil no Estado, Vanessa Massini, e o coordenador de Assistência, Wallace Valente.

Eles receberam seis empresários do setor. Estavam na visita o presidente da Acaps, Fábio Dall’Orto Dalvi (proprietário do supermercado Canguru), o superintendente da Acaps, Hélio Hoffmann Schneider, Willian Carone Junior (supermercado Carone), Vander Bastos (Rede Show), Romildo Hackbart (supermercado Porto Novo), Aislan Pena Brandão (Extrabom Supermercados), além de José Carlos Coutinho, consultor de Controle de Qualidade e Prevenção de Perdas do supermercado Porto Novo.

“Atualmente, temos fornecedores que, na sua maioria, são comerciantes e produtores rurais da Grande Vitória. Mas vamos expandir o programa Mesa Brasil. Queremos montar uma estrutura menor nas nossas unidades, localizadas no interior do Estado. É o nosso grande desafio nesse programa”, assinalou o diretor Bruno Negris.

O presidente da Acaps destacou a necessidade de instituir na associação um grupo de trabalho para criar um indicador no qual será possível medir o que será doado para o Mesa Brasil. “A nossa contribuição é informar os supermercadistas sobre o Mesa Brasil, e termos condições der medir a nossa contribuição”, salientou Fábio Dall’Orto.

Por sua vez, o superintendente da Acaps destacou a importância do setor supermercadista para o Mesa Brasil. “Podemos ser um grande contribuinte. Vamos alavancar o programa para o setor produtivo, em geral, convidando o setor industrial para aderir ao programa”, frisou Hélio Schneider.

O empresário Luiz Coutinho ficou impressionado com o nível de organização do Mesa Brasil. “Faremos de tudo para estarmos nesse programa que, indiretamente, também ajuda muito nossos colaboradores, que são os comerciários”, enfatizou.

Quem também avaliou positivamente o programa foi o consultor de Controle de Qualidade do supermercado Porto Novo, que já teve a oportunidade de participar do Mesa Brasil. “Fizemos um trabalho com o Mesa Brasil, no ano passado. Do dia 1º de setembro a 23 de dezembro de 2022, doamos quase 400 quilos de alimentos. É um trabalho muito importante para todos”, assinalou José Carlos.

Confira as fotos da visita.

Compartilhar