Ref.: 27
Lâmpada (Lamp)
Gravura em Metal e Água-tinta (Etching & Aqua)
30cm x 30cm
Priyanka Kumar, Índia
priyankakumar617@gmail.com
A obra apresenta um comentário pungente sobre a importância da educação como uma força transformadora na vida das crianças, ao mesmo tempo que sublinha a necessidade crítica de ambientes seguros e nutritivos para o seu crescimento. Central para esta composição são os motivos recorrentes da lâmpada e da jovem menina. A lâmpada, uma metáfora para o conhecimento e a iluminação, ilumina os caminhos do desenvolvimento pessoal. A menina, incorporando inocência e potencial, é tanto sujeito quanto símbolo, guiando o espectador através de uma narrativa em camadas de identidade, autonomia e as complexidades da autodescoberta.
Ao revisitar continuamente estas formas na minha prática, embarco numa jornada dupla — uma que espelha o desenvolvimento educacional da criança e, simultaneamente, reflete a sua própria compreensão em evolução do eu. O diálogo recorrente entre os motivos se aprofunda a cada iteração, oferecendo insights sobre como a educação e os espaços seguros cultivam não apenas o crescimento intelectual, mas a resiliência emocional e a autorrealização.
Lamp
Etching & Aqua
30cm x 30cm
Priyanka Kumar, India
priyankakumar617@gmail.com
The work presents a poignant commentary on the significance of education as a transformative force in the lives of children, while underscoring the critical need for safe and nurturing environments for their growth. Central to this composition is the recurring motifs of the lamp and the young girl. The lamp, a metaphor for knowledge and enlightenment, illuminates the pathways of personal development. The girl, embodying innocence and potential, is both subject and symbol, guiding the viewer through a layered narrative of identity, agency, and the complexities of self-discovery.
By continuously revisiting these forms in my practice,
I embark on a dual journey—one that mirrors the child’s educational development and simultaneously reflects her own evolving understanding of self. The recurrent dialogue between the motifs deepens with each iteration, offering insights into how education and safe spaces cultivate
not just intellectual growth, but emotional resilience
and self-realisation.