O fortalecimento da relação com o setor comercial capixaba e o retorno de benefícios concretos às empresas e contribuintes foram temas centrais do “Talk Show: Base de Contribuintes Sesc e Senac”, realizado nesta terça-feira (7), durante o 3º Encontro Nacional Sesc e Senac de Contabilidade e Orçamento, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz.
O bate-papo reuniu lideranças locais e nacionais para discutir a importância de ações que têm como o objetivo devolver benefícios concretos às empresas contribuintes. O diretor do Sesc-ES, Luiz Toniato, reforçou o compromisso da instituição com os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. “Quais são as contribuições que o Sistema Fecomércio Sesc Senac pode dar para as empresas contribuintes, quais são as ofertas de educação, cultura, saúde, assistência, hospitalidade, turismo e lazer, que o Sesc pode oferecer para os trabalhadores”, ressalta Toniato.
Para o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a base contribuinte é uma ferramenta importante para que a gente possa fazer um relacionamento com quem contribui financeiramente para que o Sistema exista. “Que o nosso contribuinte, as empresas que recolhem os recursos obrigatoriamente, que elas enxerguem valor nesse serviço, ou seja, que elas vejam que o recurso que elas aplicam está sendo bem gerenciado, aplicado e dando retorno necessário à sociedade”, destaca.
Abertura
O encontro reuniu representantes das duas instituições para discutir estratégias de aprimoramento da gestão e novas formas de integração entre os departamentos regionais. Entre os destaques, o diretor-geral do Sesc, José Carlos Cirilo, propôs a elaboração da Carta do Espírito Santo, documento com sugestões para a unificação do Código de Orçamento e Contabilidade, Codeco Sesc e Senac em 2026 — uma medida que visa otimizar processos, ampliar a transparência e fortalecer a atuação conjunta das casas.
A abertura do evento, realizada na manhã desta terça-feira, dia 07 de outubro, no Sesc Praia Formosa, reuniu lideranças dos 27 Departamentos Regionais. Participaram o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, o diretor-geral do Sesc, José Carlos Cirilo, a diretora de Operações Compartilhadas do Senac Departamento Nacional, Girleny Viana, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Rafael Machado.
Confira o depoimento das lideranças!
“Temos um comitê gestor integrado entre Fecomércio, Sesc e Senac, com gestão compartilhada. Ganhamos com isto uma governança entre as três entidades, otimizando processos e sinergias.”
Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ESProcessos, nós mudamos. Estrutura, nós compramos ou alugamos. Agora, uma coisa que não fazemos são pessoas. Sem vocês, a gente não consegue fazer nada. As pessoas a gente desenvolve, treina, capacita, conversa, dá instrução.”
José Carlos Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc
“Essa é uma agenda que vai muito além dos aspectos técnicos. Ela reflete a preocupação do nosso presidente, José Roberto Tadros, dos gestores e de toda a alta gestão, evidenciando um trabalho pautado pela união e pelo fortalecimento institucional.”
Girleny Viana, diretora de Operações Compartilhadas do Senac Departamento Nacional
Sesc-ES – Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3222