
Projeto “Heróis em Ação” do SESC-ES é reconhecido na Assembleia Legislativa
02/07/2025
Sesc-ES sedia as finais estaduais dos Jogos Escolares 2025 em Guarapari
02/07/2025
O Sesc Espírito Santo sediou o lançamento nacional do Sonora Brasil 2025, projeto que difunde a diversidade musical brasileira, com a presença de artistas de todas as regiões do país. No Sesc Glória, em Vitória, a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, fez as honras da abertura. O evento contou também com a presença de Luiz Coutinho, Vice-presidente da Fecomércio-ES; Marcus Magalhães, Secretário da Fecomércio-ES; Richardson Schmittel, Diretor Regional do Senac-ES; dos anfitriões Luiz Toniato, Diretor Regional do Sesc-ES; Romulo Gomes, Diretor de Programas Sociais do Sesc-ES; e demais gestores do Sistema Comércio em um coquetel exclusivo no terraço do Sesc Glória, no dia 27 de junho.
“O Sonora Brasil consegue traduzir essa riquíssima diversidade cultural brasileira ao reunir artistas de diferentes gerações, de formações musicais e preferências tão distintas. Ficamos felizes por esses dez grupos terem aceitado o nosso desafio de criar espetáculos inéditos para trazer ao público essa riqueza que só um país tão multicultural como o nosso consegue produzir”, comemora Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
“A estreia no Espírito Santo reafirma o papel do Sesc-ES como referência na promoção da cultura e da arte no estado, oferecendo ao público capixaba acesso gratuito a espetáculos de excelência e à reflexão sobre os múltiplos territórios da música brasileira”, reforça o Diretor Regional do Sesc-ES, Luiz Toniato.
O fim de semana contou com apresentações dos grupos musicais que integram o circuito: Mãe Beth de Oxum, Surama e Henrique (PE); Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA); Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO); Charlles André e Luciane Dom (RJ); Melina Mulazani, Leo da Rabeca e Luiz Parna (PR); Fernando César e Tiago Tunes (DF); Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS); Ana Paula e Seu Risca (SC); Chau do Pife e Andreia Lais (AL); Mestre Negoativo e Douglas Din (MG). A programação segue até o dia 3 de julho, no Sesc Glória e no Sesc Guarapari.
Pré-lançamento da série documental Sonora Brasil
O evento também foi palco do pré-lançamento da série documental Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios, produzida pelo SescTV, com a exibição do episódio sobre Chau do Pife e Andréa Laís.
A série Sonora Brasil: Encontros, Tempos e Territórios foi gravada durante o ano de 2024, em paralelo à circulação do projeto, e conta um pouco da trajetória de cada um dos artistas e o que eles levaram para o palco do Sonora. O episódio que será exibido no lançamento apresenta Chau do Pife, Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, que adaptou a melodia do pife a vários estilos musicais, como rock, maracatu e chorinho; e a jovem cantora Andréa Laís, de 24 anos, que se destaca pela sua mistura única de ritmos regionais e eletrônicos.
O Sesc TV já produziu 20 documentários sobre o projeto, disponibilizados no site do canal. Em 2024, foi lançada a série documental sobre o Líricas Femininas, tema da 22ª edição do Sonora Brasil no biênio (projeto de 2019). A obra ganhou o prêmio da rede de Televisoras Públicas e Culturais da América Latina (RedTAL) de melhor conteúdo musical.
Conheça os grupos participantes do Sonora Brasil 2025:
REGIÃO NORTE
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro
Os artistas paraenses, respectivamente pai e filho, trazem a fusão de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada, carimbó à música eletrônica e pop. Manoel Cordeiro também foi indicado ao prêmio nacional por novo disco e mostra a força do instrumental amazônico Álbum “Estado de Espírito”, que concorreu na categoria “Lançamento de Instrumental”.
Bado, Quilomboclada e Sandra Braids
O Show promove o encontro de três artistas de Rondônia Bado, cantor, compositor e instrumentista, banda Quilomboclada que traz em sua bagagem a “pancada” como resistência sonora em defesa do território e da identidade local beradeira e ribeirinha e a rapper Sandra Braids.
REGIÃO NORDESTE
Chau do Pife e Andréa Laís
Chau do Pife, músico referência no instrumento musical que leva em seu nome e patrimônio vivo da cultura alagoana, se une a Andréa Laís, cantora com forte influência dos grandes nomes da música popular brasileira.
Mãe Beth de Oxum & Surama e Henrique
A Ialorixá, percussionista, ativista e comunicadora Mãe Beth de Oxum se une ao Duo SH, formado pelo arranjador e multi-instrumentista Henrique Albino referência da nova geração do frevo pernambucano e a cantora Surama Ramos, que transita pelo canto lírico e popular, para criarem um espetáculo inédito.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Geraldo Espindola e Marcelo Loureiro
Os sul-mato-grossenses, Geraldo Espindola, cantor e compositor de notoriedade nos Festivais da Canção, se une ao multi-instrumentista Marcelo Loureiro, que com estilo único mescla diferentes formações clássicas, flamenco e influências do folclore latino, trazendo a música do cerrado entre guarânias e chamamés, a renovada alma pantaneira.
Fernando César e Tiago Tunes
De Brasília, o experiente violonista de 7 cordas Fernando César, herdeiro de uma geração de Chorões que migraram para Brasília nos anos 60 e implantaram uma rica tradição do Choro na capital do Brasil, se une ao jovem Tiago Tunes do bandolim para mostrarem a tradição e renovação do Choro e a força deste gênero musical instrumental tão importante para a história da música brasileira.
REGIÃO SUDESTE
Charlles André e Luciane Dom
O carioca e renomado compositor Charlles André, referência do samba e pagode dos anos 1990, com mais de 200 composições gravadas e participação em dezenas de álbuns, se une a cantora e compositora fluminense Luciane Dom, da nova geração, para juntos apresentarem a importante vertente da sonoridade do subúrbio carioca do pagode aos bailes charme.
Mestre Negoativo e Douglas Din
Os mineiros Mestre Negoativo, ativista cultural e pesquisador das tradições Afro-Mineiras e Douglas Din, um dos grandes MCs brasileiros da atualidade, mostram a força do rap e da musicalidade de matriz-africana.
REGIÃO SUL
Seu Risca e Ana Paula da Silva
O quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca, e a premiada pesquisadora e cantora Ana Paula da Silva, que é finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música-8º Prêmio Profissionais da Música – PPM em diversas categorias: Arranjo, composição e produção, irão mostrar a riqueza da música afro-brasileira de Santa Catarina.
Fandango Mestre Zeca – Melina Mulazani, Leo da Rabeca e Luiz Parna
O mestre Zeca da Rabeca inspirou os músicos em circulação que tocam, cantam, batem o tamanco e ainda se apresentam com os instrumentos feitos por ele, como viola e rabeca. Eles se unem à curitibana artista da voz, carnavalesca, performer, figurinista e arte educadora, Melina Mulazani para mostrar a tradição do fandango e da cultura caiçara.