Sesc Espiríto Santo

Territórios Solidários

Projeto Territórios Solidários, do Sesc Mesa Brasil, vai criar hortas comunitárias no ES

O Sesc Espírito Santo tem o prazer de anunciar a implementação do Projeto Territórios Solidários em 2025, por meio do Sesc Mesa Brasil. Este projeto visa promover ações socioeducativas em territórios vulneráveis, focando na segurança alimentar, cultura alimentar, práticas sustentáveis e oferta de alimentos. O projeto social Semente, na Serra, foi selecionado para receber as primeiras ações do programa, no Espírito Santo, e contará com a criação de hortas comunitárias.

As atividades são direcionadas tanto para o público adulto quanto infantil, com o objetivo de mitigar os efeitos da vulnerabilidade e da insegurança alimentar, além de fortalecer os vínculos comunitários.

“A criação de hortas comunitárias servirá como uma estratégia de articulação comunitária. Essas hortas não apenas fornecerão alimentos, mas também conscientizarão sobre a importância do plantio, da partilha e da troca. A iniciativa busca melhorar a responsabilidade e a democracia nos sistemas alimentares, valorizando o conhecimento local e tradicional das pessoas”, explica Eduardo Gonçalves, assistente social do Sesc Mesa Brasil.

A coordenadora do Projeto Semente, Ivana Asseruy Nippes, expressou sua satisfação com a parceria:

“A definição da nossa parceria com o Sesc Mesa Brasil vai muito além da gratidão. Ao longo do tempo, essa colaboração tem sido fundamental para garantir a continuidade dos nossos serviços, além de fortalecer a segurança alimentar e nutricional de 200 crianças e adolescentes atendidos diariamente. Sentimo-nos honrados em dar início a uma nova etapa por meio do Projeto Territórios Solidários, que vem para fortalecer ainda mais o território onde estamos inseridos. Essa transformação permitirá que as famílias do entorno aprendam sobre o cultivo e os cuidados com a terra, multipliquem saberes e possam, inclusive, levar para casa o excedente das colheitas”

As hortas comunitárias buscarão recuperar a noção da agricultura familiar e de subsistência, estimulando as pessoas a criarem suas próprias hortas em casa, seguindo os princípios da agroecologia. Com isso, espera-se que a comunidade se torne mais resiliente e consciente sobre a importância da alimentação saudável e sustentável.

Fique atento às novidades e acompanhe o desenvolvimento do Projeto Territórios Solidários na Serra!

 

Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117