Last Updated on 31 de outubro de 2024 by Comunicacao Sesc
Banners do Sesc-ES viram acessórios de moda sustentável na coleção Fragmentos Urbanos
Banners do Sesc Espírito Santo, que iriam para o lixo, foram transformados em acessórios de moda sustentável por meio da arte. A coleção “Fragmentos Urbanos – Ressignificando para o novo tempo” é composta por peças exclusivas, que foram produzidas no Projeto Fazendo Arte, de Vitória, a partir de uma iniciativa do Sesc-ES, por meio dos programas Sesc Ecos, Sesc Mulher e do projeto Arte Social, em parceria com o Instituto Bem Brasil, a Fecomércio-ES, o Senac-ES e a Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
O coordenador de Assistência Social do Sesc-ES, João Ricardo Alves, é um dos idealizadores da ação. Ele também é membro do Comitê Gestor do Sesc Ecos 2024, um programa de sustentabilidade corporativa que busca integrar práticas sociais, ambientais e econômicas nas operações do Sesc-ES.
“Partimos do objetivo de resgatar vidas, por meio do projeto Arte Social e do Sesc Mulher. Somamos a possibilidade de usar os banners descartados do Sesc Glória e dos eventos do Sesc em todo o Estado como matéria-prima, de forma a reduzir o impacto ambiental, com o Sesc Ecos. Daí surge a ressignificação tanto do material, que deixou de ir para o lixo e virou arte, quanto das próprias mulheres que estavam fragmentadas e se reconstruíram ao aprender um ofício, ao se unirem e se fortalecerem.”
O Projeto Fazendo Arte, integrante do Instituto Bem Brasil, atua na inclusão e qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidades diversas. Mônica Rezende, coordenadora do projeto, reuniu 20 participantes para trabalhar na confecção desta coleção.
“O termo Fragmentos Urbanos surgiu da ideia de que o banner, após cumprir seu objetivo de divulgar uma ação, se torna um fragmento que permanece no planeta, assim como os produtos de plástico, ditos descartáveis. Dar uma nova destinação a esse produto é ressignificar para um novo tempo de vida. Ao mesmo tempo, essas mulheres ressignificaram suas experiências de vida por meio da arte”, afirma Mônica.
Um banner, geralmente feito de materiais como PVC, pode levar cerca de 500 anos para se decompor na natureza. Esse longo tempo de decomposição é uma das razões pelas quais o Sesc-ES buscou alternativas mais sustentáveis e práticas para reduzir o impacto ambiental.
Para capacitar as mulheres do projeto, o Senac-ES ofereceu o curso de Costura Criativa e Produção de Bolsas. A formação proporcionou a cada participante uma nova perspectiva profissional e a possibilidade de gerar renda com as habilidades adquiridas, mostrando como a educação profissional pode ser um caminho de transformação e inclusão.
“Fazer parte desta parceria representa o nosso compromisso com a formação de profissionais atentos às demandas do mercado, adotando práticas sustentáveis que podem não apenas minimizar seu impacto ambiental, mas também inspirar comunidades a se engajar em um desenvolvimento que respeite os limites do nosso ecossistema”, disse a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra.
“Ao repensarmos o destino dessas lonas, surge uma proposta ecologicamente consciente. Cada bolsa desta coleção é mais do que um acessório; é uma narrativa ambulante, carregando consigo a história única das ruas, agora traduzida em um símbolo de sustentabilidade”, afirma João Ricardo Alves, coordenador de Assistência Social do Sesc-ES.
A coleção “Fragmentos Urbanos – Ressignificando para o novo tempo” ficou em exposição no Shopping Vitória, entre os dias 22 e 28 de outubro, com apoio do Instituto Américo Buaiz (IAB). As 30 peças exclusivas ladearam uma mostra fotográfica que documentou todo o processo de produção, formando uma linha do tempo.
O projeto prevê novas exibições e a comercialização de peças por encomendas, para promover a inclusão socioeconômica das participantes.
📩 ascom@es.sesc.com.br | 📞 (27) 3232-3117 | 📱 (27) 99969-7333 (Amanda Monteiro)