Os diretores das sete escolas do Sesc/ES estão no Rio de Janeiro troca de experiências com as equipes do Departamento Nacional. Eles retornam nesta quinta (23) e trazem, na bagagem, propostas educacionais a serem implantadas por aqui.
No roteiro, formação em gestão escolar, visita ao condomínio Sesc-Senac, à Sala de Gerência de Educação e ao Polo Educacional Sesc, reunião com a Gerência de Educação para apresentação das demais atividades e projetos oferecidos pelo Programa de Educação: Espaço Maker, EJA, EAD/EJA, Criar Sesc, entre outros.
Para o gerente de Educação, Saúde e Assistência do Sesc/ES, Sérgio Moreira Martins, a oportunidade foi muito importante.
Como falou José Saramago, ‘é necessário sair da ilha para ver a ilha’, a oportunidade de trocar experiência com pessoas tão competentes do Departamento Nacional mexeu com as nossa cabeças, mostrou um norte a ser seguido”, contou.
A diretora do Sesc Cachoeiro de Itapemirim, Miria Azevedo Couto Brandão, afirma que o Sesc é uma rede potente e possui, no Brasil, 139 escolas de educação infantil, 89 de ensino fundamental e 27 de ensino médio.
Saímos da Regional para vermos o Brasil e conhecemos muitas possibilidades e propostas que poderão ser implantadas nas sete escolas do Sesc/ES. Sabemos que é desafiador fazer a implantação, mas, ao mesmo tempo, faz-se necessário um alinhamento do trabalho, visto que a proposta pedagógica é única. Estamos dispostos a praticar essas ações pedagógicas e, também, observar o que já fazemos e aprimorar, se for necessário.”
Na avaliação da diretora do Sesc Colatina, Aline Couto, nos três dias de visita técnica foi possível perceber que muitas ações se assemelham. “Quando falamos em Educação em rede, pensamos no acolhimento, na singularidade, nas múltiplas linguagens, considerado o currículo sob uma perspectiva transdisciplinar”, salientou.
Para ela, estar no Departamento Nacional e se reunir com as especialistas Anna Paula Jannuzzi Gasparri e Marta Gomes, que são referência para Escolas do Sesc de todo Brasil, amplia conhecimentos e mostra que as escolas do Sesc/ES não estão em uma ilha.
Apesar das especificidades de cada escola, estamos no caminho certo oferecendo uma educação de qualidade, tendo um olhar multidimensional sobre a educação. Estar aqui nos faz repensar a postura de gestora frente a nossa equipe de trabalho e às oportunidades que temos de elevar a marca Sesc em nosso Regional implantando novos projetos que beneficie nossa clientela”, acrescentou.