Encontro mensal fortalece cultura organizacional, estratégia e integração nas áreas programáticas, operacionais e de infraestrutura do Sesc Espírito Santo
O Sesc Espírito Santo realizou o IX Encontro de Resultados das Diretorias de Programas Sociais (DPS) e de Hospitalidade, Turismo e Lazer (DHTL), no Hotel Sesc Domingos Martins, nos dias 19 e 20 de janeiro. O primeiro encontro de 2026 reuniu gestores, analistas e lideranças das áreas programáticas, operacionais e de infraestrutura, para apresentar os principais resultados de 2025, as diretrizes estratégicas para o novo ano e reforçar o alinhamento institucional entre as equipes.
O Diretor de Programas Sociais do Sesc-ES, Rômulo Gomes, destacou que o encontro é parte de um processo contínuo de fortalecimento da governança e da cultura organizacional, indo além dos números.
“Nosso foco é promover a transformação cultural, gerando pertencimento, boas práticas e unidade. Trabalhamos com diversas redes, por isso, é essencial que os gestores conheçam processos, referenciais programáticos e também vivências e ativações para além de suas áreas”, explicou.
A diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES, Mônica Velasques, também destacou o encontro como um espaço de diálogo intersetorial.
“É um momento de troca, um trabalho de muitas modelagens, envolvendo todas as áreas de programas e também as áreas operacionais e de infraestrutura, de apresentação dos novos profissionais que chegam para fortalecer o time de gestores do Sesc-ES. Tudo isso para entender o nosso regional e para onde vamos juntos, em função de toda entrega ser coletiva. A colaboração é a marca desta gestão, e seguimos acreditando no trabalho conjunto para alcançar resultados ainda maiores”, afirmou.
A iniciativa começou em abril de 2025, com a participação do corpo diretor, avançou para encontros mensais com a estruturação e envolvimento também das gerências — com foco na missão e no alinhamento técnico — e agora chega ao nível dos analistas, ampliando a compreensão transversal dos processos, indicadores e entregas da instituição. Nesta última edição, mais de 40 profissionais estiveram presentes.
A programação contou apresentações das áreas de:
- – Estratégia (Asplan)
- – Esporte e Recreação
- – Turismo Social
- – Assistência
- – Educação
- – Saúde
- – Cultura
- – Administração e Finanças
- – Gestão de Pessoas
- – Infraestrutura e Operações
- – Relacionamento com o cliente
A gerente de Gestão de Pessoas do Sesc-ES, Elaine Dias, ressaltou o grande valor de eventos coletivos como o Encontro de Resultados, principalmente no start de um novo ano.
“O início do ano é um momento propício para celebrar a entrega do ano anterior, ter esse olhar de quanta coisa foi feita! E já conectar com as entregas do novo ano, é um marco para a turma estar mais engajada para conquistar os próximos resultados. O principal desse evento é o fortalecimento da cultura Sesc, ter clareza de que existe todo um racional por trás, um propósito, uma missão, uma visão que nos guia nesse processo”, reforçou.
Uma das novidades apresentadas no IX Encontro de Resultados foi a ativação da recreação nos hotéis da rede Sesc-ES. Os participantes vivenciaram atividades de alongamento, trilha e yoga.
O IX Encontro de Resultados reforça o compromisso do Sesc-ES com a gestão baseada em evidências, a excelência programática e o desenvolvimento integrado das equipes, iniciando 2026 com planejamento, alinhamento institucional e foco no impacto social.
Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação (Ascom) – Sesc-ES
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117



