O frio de 2025 foi mais acolhedor para centenas de famílias capixabas graças à Campanha do Agasalho do Sesc Espírito Santo, realizada por meio do programa Sesc Mesa Brasil. A ação arrecadou 2.975 peças entre roupas, calçados e cobertores, sendo que 2.954 foram entregues a 18 instituições sociais de diferentes municípios do Estado. Apenas 21 peças foram descartadas por estarem em condições impróprias de uso.
Neste ano, a mobilização contou com 30 pontos de arrecadação, distribuídos em 17 unidades do Sesc, 12 do Senac e na sede da Fecomércio, ampliando o alcance e o impacto social da iniciativa.
“A Campanha do Agasalho 2025 é uma ação de solidariedade que mobiliza nossas equipes e parceiros em todo o Espírito Santo. Nesta etapa, iniciamos as entregas das primeiras peças arrecadadas para instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Nosso objetivo é garantir que o inverno dessas famílias seja um pouco mais aquecido e digno”, afirma Cintya Schulz, gerente de Assistência Social do Sesc Espírito Santo.
Doações
O Sesc foi o principal mobilizador da campanha, responsável por 68,6% das doações (2.042 peças). As unidades do Senac contribuíram com 23% (684 peças) e a Fecomércio-ES com 8,4% (249 peças). Os resultados refletem o engajamento coletivo do Sistema Comércio em torno da solidariedade e da responsabilidade social.
As doações beneficiaram instituições como o Centro Pop Serra, Centro Pop Vila Velha, Centro Pop Vitória, Rede ABBA, Ação Solidária Adventista – Caçaroca, Núcleo Social Roger Fernandes Rodrigues, APAPS, ACACCI, Ascarpenha, Projeto Mão Estendida, CTVV, e o Centro Social de Nova Almeida – Joaripe (CSNA Joaripe), entre outras.
Além das doações convencionais, a campanha também arrecadou peças especiais de tricô, distribuídas a seis instituições de acolhimento de pessoas idosas, entre elas, Abel Lino Portela, Avedalma, ILPI Viana, Monsenhor Alonso, Sou Feliz e Lar Genoveva.
Promovida em parceria com o Senac-ES e a Fecomércio-ES, a Campanha do Agasalho reafirma o compromisso do Sistema Comércio com o fortalecimento da solidariedade e o bem-estar social no Espírito Santo.
Instituições e entregas
A Associação de Pescadores Artesanais de Grande Nova Rosa da Penha (Ascapenha), em Cariacica, recebeu 457 peças, entre roupas, sapatos e cobertores.
A Ascapenha é uma associação de catadores de caranguejos e pescadores artesanais que atende cerca de 200 famílias, semanalmente. A Instituição é parceira do Sesc Mesa Brasil há mais de 10 anos.
“Aqui na nossa comunidade, muitas pessoas precisam dessa ajuda, passam muita necessidade. Antes, a gente passava fome. Hoje, com os alimentos e doações que recebemos do Sesc Mesa Brasil, conseguimos ter mais dignidade e qualidade de vida. As famílias trabalham no mangue e, com o pouco dinheiro que recebem, a garantia dos alimentos com a parceria do Sesc e essa ajuda com as roupas, podem ter uma vida melhor”, afirma Deraldo Jesus da Silva, presidente da Ascapenha.
O Centro de Treinamento de Vila Velha, na Grande Terra Vermelha, recebeu 304 peças doadas. A instituição assiste crianças e adolescentes em vulnerabilidade, com foco na inclusão social, com projetos nas áreas esportiva, cultural e educacional. Atualmente, em parceria com o Sesc Mesa Brasil, atende também, semanalmente, 304 famílias.
Na Serra, o Projeto Mão Estendida (Associação Beneficente Ágape) recebeu 250 peças. A instituição atende famílias cadastradas, com renda inferior a dois salários mínimos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, moradoras do município da Serra. Semanalmente, em parceria com o SMB, 250 famílias são atendidas com a complementação alimentar.
Sesc-ES – Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117

