
Os alunos da Rede Sesc de Educação, das turmas do 4º ao 6º ano da unidade de Cachoeiro de Itapemirim, uniram tecnologia e meio ambiente na aula de campo realizada no último dia 29 de outubro.
A atividade faz parte do projeto interdisciplinar de automação e monitoramento das hortas, que tem como objetivo desenvolver um sistema automatizado para acompanhar a umidade e as condições do solo. A proposta é promover o uso da robótica de forma aplicada e contextualizada ao cotidiano da escola.
Os alunos do 4º ano participaram de uma atividade prática voltada para o uso do Micro:bit, uma placa programável que permite realizar medições e automatizar tarefas do dia a dia. Durante a aula, eles exploraram os componentes, funcionalidades e possibilidades de uso do dispositivo na medição da umidade do solo das hortas da escola.
Percorrendo os canteiros, os alunos realizaram testes de umidade em diferentes pontos, observando como a tecnologia pode auxiliar no cuidado com as plantas e na sustentabilidade do ambiente escolar.
A experiência despertou a curiosidade científica, o raciocínio lógico e o espírito investigativo, além de aproximar os alunos dos conceitos de programação e automação.
Os alunos do 1º ano também participaram da atividade, estimulando o cuidado com os espaços verdes e a valorização das áreas de cultivo que fazem parte da rotina escolar.
Mais do que uma aula, a vivência proporcionou aos alunos a oportunidade de serem protagonistas de sua própria história, explorando soluções inovadoras e sustentáveis. A iniciativa reforça o compromisso da Rede Sesc de Educação em oferecer experiências significativas, que valorizem o aprendizado ativo e o desenvolvimento integral dos estudantes.




